CASACOR Minas é palco de oportunidades

A capital mineira recebe até o próximo dia 3 de setembro, a 28ª edição da CASACOR Minas Gerais.
Considerado o maior evento do setor de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Estado, a mostra, que segue sob a direção de Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, conta com a participação de 53 profissionais das áreas de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Mas, além do elenco, a mostra ainda conta com a participação direta de 107 empresas envolvidas com a montagem e com o fornecimento de materiais, produtos e serviços que podem ser conferidos ao longo dos 50 ambientes da mostra.
“A CASACOR é atualmente o palco mais importante para o lançamento de produtos, serviços e novidades do segmento. Profissionais do setor e o público visitam a mostra em busca de referências. Não é à toa que as empresas investem cada vez mais em se apresentar de forma criativa para o mercado de especificadores e clientes”, destaca a diretora Juliana Grillo.
Uma das novidades mais interessantes desta edição é certamente o retorno da mostra para um imóvel residencial. A última edição realizada em uma casa ocorreu em 2016, na Pampulha, celebrando o título do Conjunto Moderno de Patrimônio Mundial da Humanidade. Nos últimos anos, a CASACOR foi realizada no Casarão da rua Sapucaí, que atualmente vem passando por um grande processo de restauro; e no Palácio das Mangabeiras, transformado em Parque do Palácio.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Nova sede
Neste ano, o palco da CASACOR Minas é um complexo formado por três casas das décadas de 1930 e 1940 e parte de um edifício contemporâneo que está sendo erguido no local, viabilizado por meio de uma parceria entre a F2 Incorporadora e Construtora e a Arthros Incorporadora.
A residência principal é a Casa Ferolla, projetada pelo arquiteto Ângelo Alberto Murgel (1907-1978). A casa, patrimônio tombado de Belo Horizonte, foi construída entre os anos de 1940 e 1941. Com estilo arquitetônico eclético e diversas influências da época, foi pensada para ser a residência oficial da família Ferolla, que viveu no imóvel por um longo período. E o prédio que está em fase de construção tem projeto do arquiteto e professor José Eduardo Ferolla, que viveu naquele imóvel durante boa parte de sua vida.
“Trata-se de algo extremamente diferenciado, pois é muito raro encontrar empreendimentos assinados por arquitetos que possuem uma conexão histórica e afetiva com o imóvel. O Ferolla respeitou as características do casarão da família e desenvolveu um edifício extremamente contemporâneo, que aponta para um diálogo sobre a preservação da memória e da nossa identidade”, aponta Eduardo Faleiro.
Parceria
Para chegar até este imóvel, a direção da CASACOR Minas contou com a ajuda da Céu-Lar Imóveis. “Precisávamos de um imóvel residencial localizado na região Centro-Sul, com espaços generosos, em uma região arborizada e sintonizada com a proposta para este ano”, explica Eduardo Faleiro, diretor executivo da CASACOR Minas.
As empresas F2 Incorporadora e Construtora e a Arthros Incorporadora, responsáveis pelo empreendimento Casa Ferolla, abraçaram a ideia imediatamente ao identificaram que a CASACOR seria uma excelente vitrine para apresentar o empreendimento, um feito inédito na história das duas incorporadoras.
“Receber a CASACOR dentro do nosso empreendimento é um orgulho muito grande para o nosso grupo porque é um momento onde a gente reúne os maiores especialistas do mercado imobiliário e criativo, como arquitetos, designers e paisagistas para apresentar as tendências do segmento. E, como trabalhamos com foco na personalização das nossas unidades, permitindo que o nosso cliente possa ter uma planta exclusiva, estar dentro da mostra nos permite apresentar nossa essência na sua melhor forma, envolvendo vários players do mercado”, aponta o CEO da F2 Incorporadora e Construtora, François Rahme.
Apartamento Casa Ferolla é atração à parte
A F2 Incorporadora e Construtora e a Arthros Incorporadora aproveitaram muito bem a oportunidade para apresentar o conceito, os benefícios do projeto e as possibilidades de ocupação das unidades de um jeito extremamente atraente e inovador na CASACOR Minas Gerais. Parte da estrutura do edifício Casa Ferolla, ainda em construção, abriga um total de 14 ambientes da maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo do Estado, entre eles um apartamento inteiro, que é assinado pela arquiteta Gislene Lopes.
O Apartamento Casa Ferolla, projetado por Gislene Lopes, apresenta linhas contemporâneas e explora as formas orgânicas, dando fluidez à disposição do espaço. Com 133m2, ele possui sala integrada à cozinha, varanda gourmet, lavabo, duas suítes, incluindo uma master, um quarto que foi transformado em escritório e área de serviço com banho, apresentando um mix de soluções completas para que as pessoas possam visualizar como será viver naquele imóvel, que possui unidades com plantas variadas. O retorno do público tem se mostrado muito satisfatório, pois surpreende à vista.
Além do apartamento-modelo, outras unidades foram desmembradas e cada arquiteto/designer desenvolveu o conceito de um ambiente. É o caso da A Sala e Lavabo do Apartamento, da dupla Renata Machado e André Magalhães. No projeto deles, desenvolvido em parceria com a Tecai, que também está presente em outros oito projetos da mostra, a proposta é mostrar como a tecnologia está a favor da praticidade e do bem-estar dos usuários. Além da automação do sistema de iluminação da unidade, a empresa investiu em trazer para o Brasil uma inovadora tecnologia italiana que é totalmente invisível, que pode ser aplicada a superfícies naturais ou sintéticas.
Manuela Senna assina dois projetos na mostra
Manuela Senna aparece em dose dupla nesta edição da CASACOR. Ela é responsável pelo projeto da Varanda Sementes Casa Ferolla, um espaço criado para encontros descontraídos ao redor da mesa, hábito típico dos mineiros. Uma das surpresas do espaço está no fogão de indução, uma nova tecnologia lançada pela Directa, que permite aplicação abaixo da bancada. Dessa forma, ele fica totalmente invisível, permitindo que a bancada seja utilizada normalmente com a sua finalidade primária.

Outro ambiente com assinatura da profissional é Espaço do Empreendimento Casa Ferolla, criado para funcionar como o stand de vendas do prédio. O ponto de destaque é a maquete do empreendimento, que parece flutuar sobre um espelho d’água.
A CASACOR Minas Gerais conta com o patrocínio master da Deca. Os fornecedores oficiais desta edição são Coral Tintas, Audi, Divinal e Detronic. O parceiro local de sustentabilidade é a Optpower. Entre os patrocínios locais, estão: Ooh Brasil, Gasmig, ArcelorMittal, F2 Construtora e Arthros Incorporadora. A mostra ainda conta com o apoio da Portinari, Sebrae, Mall Midia e da Guararapes.

A 28ª CASACOR Minas Gerais vai até dia 3 de setembro, na Casa Ferolla (rua São Domingos do Prata, 631 – Santo Antônio). Ingressos disponíveis no site (www.casacor.abril.com.br) ou na bilheteria do evento.
Ouça a rádio de Minas