CASACOR Minas entra na reta final

Apresentando uma seleção de projetos desenvolvidos por um time experiente de arquitetos, designers e paisagistas de diversas regiões do Estado, a CASACOR Minas segue até 5 de outubro oferecendo uma extensa variedade de conteúdo, contribuindo para levar inspiração, conhecimento e experiências diversas aos visitantes. O principal objetivo da mostra é refletir sobre a contribuição da arquitetura, do design e do convívio com o verde, além de apresentar projetos que evidenciem os caminhos do mercado e os reflexos das mudanças globais nas moradias e nos espaços de convivência e de trabalho. Há alguns anos, por exemplo, era raro encontrar um escritório dentro das casas. Hoje, por diversos fatores, entre eles a pandemia de Covid-19, a casa precisou ser adaptada, tornando o home office um espaço cada vez mais necessário.
O Gabinete, projeto da Em Cena Arquitetura, apresenta um escritório construído como uma espécie de “santuário” para um grande executivo com foco na alta performance e no bem-estar. Conciliando a rotina de trabalho e atividades físicas, o espaço carregado de bom design e obras de arte, ainda conta com equipamentos de última geração, da Life Fitness, como a esteira como peça central, simbolizando o movimento constante. A ideia foi criar uma espécie de oásis, onde trabalho e cuidado coexistem.
A Suíte Hotel Ouro do Cerrado, de Sérgio Viana, reúne elementos da cultura mineira, mas é cosmopolita e atemporal. Fugindo da ostentação, a proposta é que o hóspede tenha à mão todas as comodidades necessárias para uma boa estadia, incluindo uma excelente área de trabalho na suíte.

No Quarto de Estar, de Dunia Zaidan, o home office integrado à estrutura da cama baixa, sugere leveza e integração, formando um bloco único e elegante.

Silêncio Fértil, de Maycon Altera, é um espaço de trabalho pensado como um ecossistema, que pode se transformar de acordo com o desejo de seu usuário. Ele pode funcionar tanto como um escritório tradicional quanto como home office.

E a Casa Boa Vista Deca, projeto da Maraú Design, propõe a integração do living, cozinha e home office. O projeto foca na convivência entre as pessoas como ponto principal, estabelecendo uma nova configuração para estes espaços.

Inspiração e tendência reunidas em um só lugar
A CASACOR Minas também aguça o imaginário das pessoas ao apresentar projetos que podem ser considerados referências, como é o caso do Closet Dell Ano, que tem projeto assinado por Cris Capanema. A ideia foi apresentar uma espécie de closet dos sonhos de qualquer visitante. O espaço generoso tem arquitetura que explora a fluidez orgânica, formando um percurso único. A marcenaria de altíssimo padrão, a presença da tecnologia, por meio da automação assinada pela Tecai, e os revestimentos surpreendentes, reforçam as características únicas do projeto.

Outro espaço que chama a atenção pelo caráter inspiracional é a Sala dos Espelhos, da Esc Arquitetura. Com ares de instalação, ela provoca o visitante, evidenciando de forma simbólica o ritual do encontro em torno da mesa. Um projeto que celebra o design nacional, a arte popular e a poesia.

30ª CASACOR Minas Gerais
Data: até dia 5/10
Local: PUC Minas Lourdes – Rua da Bahia, 2.020.
Ingressos: no site ou na bilheteria do evento
Ouça a rádio de Minas