CDL inaugura espaço de inovação na Capital

4 de junho de 2019 às 0h05

img
Crédito: ALESSANDRO CARVALHO

Para promover a conexão entre o mercado tradicional do varejo e o ecossistema de inovação, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) inaugurou ontem, na Capital, o Espaço Varejo Inteligente, focado em inovação.

Já com o objetivo de promover a história de Belo Horizonte a partir do desenvolvimento do comércio, desde sua fundação até os dias atuais, de uma forma original, interativa e inovadora, foi lançado o Ponto Cultural CDL, novo ambiente que a entidade entregou ontem para a Capital.

Os espaços, que integram o Programa CDL Conecta, têm como objetivo promover a valorização da história do comércio da cidade e o ambiente de inovação para incentivar o desenvolvimento dos setores comercial e de serviços. O CDL Conecta conta a história de Belo Horizonte a partir do desenvolvimento do comércio, desde sua fundação até os dias atuais. O objetivo é se valer de uma forma original e interativa para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século 18 ao 21. Em breve, o espaço deverá ser integrado ao Circuito Praça da Liberdade.

De acordo com o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, os ambientes dialogam na medida em que mostram como Belo Horizonte sempre foi uma cidade inovadora, gerando conhecimento e tecnologia para o resto do País.

“Precisamos fortalecer bastante a história da nossa Capital, como e porque foi criada e como o comércio e os serviços participaram ativamente da vida da cidade. O Ponto Cultural mostra isso, essa conexão da nossa cidade com o comércio e o serviço, a evolução, o que era moderno naquela época. Daí saímos desse momento que conta a história até os dias atuais e nos remetemos a um espaço de inovação – o Varejo Inteligente – que quer conectar os empresários – principalmente os de pequenas e microempresas – com esse ecossistema de inovação que são as startups. Buscamos a inovação não só em tecnologia, mas também em gestão, atendimento, mostrando o que está acontecendo no mundo e trazendo pra cá o mais rápido possível”, explica Silva.

O Espaço Varejo Inteligente é focado em inovação, com o objetivo de transformar o mercado por meio de um ambiente contemporâneo, de colaboração, compartilhamento e conexões. Ele reúne e conecta startups que criam soluções tecnológicas e estratégicas para os varejistas, aproximando-as do mercado e impulsionando inovação para o setor. É o primeiro espaço do tipo no Brasil a se dedicar aos pequenos e médios negócios. E já começa com três startups residentes.

O CDL Conecta faz parte de um projeto maior, iniciado em 2016, um retrofit completo da Câmara. Sem revelar o valor do investimento, o executivo já anuncia os próximos passos.

“A nossa sede passa por um retrofit, inclusive com a abertura uma galeria-rampa para os artistas locais, que é um e investimento feito para os moradores da cidade e do Estado. O próximo passo é reformar nosso auditório, que comporta 300 pessoas, e é muito demandado pela comunidade. O prédio ao lado também deverá ser utilizado nos próximos anos para a criação de um novo espaço em parceria com a academia. A intenção é trazer as pessoas para frequentarem a nossa casa. Temos muitas ideias e um caminho grande pela frente”, ponta o presidente da CDL/BH.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail