A pandemia evidenciou a necessidade de as empresas brasileiras fazerem a chamada transformação digital. A crise mostrou também que essa transformação não é só uma questão de implantação de tecnologia ou novas metodologias, mas, principalmente, de transformação na cultura organizacional.
Atenta aos detalhes, há dois anos a Celer Biotecnologia, sediada na região Noroeste da Capital, deu início ao projeto Gestão à Vista, buscando apresentar transparência de resultados por meio dos indicadores, dinamizar processos e auxiliar os líderes, entre outros benefícios para a empresa.
PUBLICIDADE
De acordo com o diretor Industrial da Celer Biotecnologia, Andreas Flugs, o projeto nasce da percepção de que, para continuar entregando produtos e serviços de qualidade, era preciso elaborar novas competências.
“Com o Gestão à Vista digitalizamos e otimizamos as principais atividades e processos dos setores e recebemos transparência. O foco do projeto está na estratégia digital para a elaboração de um novo modelo de negócios, visando à adaptação da organização e, também, uma nova forma de liderança. É muito mais do que tecnologia, é mostrar para as pessoas que os dados expostos podem nos levar a processos muito mais bem-sucedidos”, explica Flugs.
Com os indicadores reunidos em um dashboard, são identificados quais fatores impactaram o resultado e a qualidade do trabalho da empresa. A partir daí, os líderes de cada setor, em conjunto com suas equipes, podem atuar para melhorar continuamente os processos e metodologias.
O levantamento e a elaboração dos indicadores são feitos em conjunto com os líderes de cada setor. E, após a criação efetiva dos indicadores, os responsáveis são treinados para utilização e acompanhamento dos dados no Sistema Power BI e encarregados de apresentar os indicadores para a diretoria, para que seus membros também consigam acompanhar os resultados.
PUBLICIDADE
“Fomos educados para concentrar a informação, pois ela é um ativo precioso e significa poder. Mas isso é errado. O maior potencial da informação acontece quando ela é compartilhada. É a partir do acesso que ela se transforma em conhecimento. Se você não compartilha, não pode, por exemplo, pedir socorro em uma situação difícil e não pode se antecipar ouvindo boas ideias que chegam de outros lugares”, pontua o executivo que segue com um exemplo: “Nessa tragédia que hoje vivemos da pandemia, assistimos uma coisa extraordinária: nunca uma vacina chegou à população tão rapidamente. Isso foi possível porque além de muita gente pesquisando, havia troca de informações entre pesquisadores e instituições”, completa.
No caso da Celer, a integração entre os departamentos já tem mostrado resultados. Alguns processos já foram melhorados e documentados para suportar o projeto. A expectativa é que até o final do primeiro trimestre de 2022, todos os setores já estejam envolvidos no Gestão à Vista.
“O pressuposto é o da confiança. Levamos o projeto em cada departamento, conectando os processos e entendendo como cada um influencia os demais. Quando introduzimos essa metodologia na produção, trabalhamos a independência das pessoas. Elas assumem a responsabilidade e tentam trabalhar antecipado. Ganhamos mais velocidade na tomada na decisão”, pontua o diretor Industrial da Celer Biotecnologia.