Negócios

Central de negócios reúne cervejarias para fomentar setor em Juiz de Fora

Objetivo do Cerva Gerais é ampliar o acesso a mercados, vendas e lucratividade
Central de negócios reúne cervejarias para fomentar setor em Juiz de Fora
A central de negócios abre um leque importante para as marcas, afirma João Roberto Lobo | Crédito: Divulgação/Arquivo Pessoal

Das 27 cervejarias de Juiz de Fora registradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), 11 se juntaram e lançam, no próximo dia 4 de março, a Central de Negócios Cerva Gerais, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira. O objetivo é ampliar o acesso a mercados, vendas, lucratividade e eficiência produtiva de pequenos negócios do setor na região.

De acordo com o gerente regional do Sebrae Minas da Zona da Mata e Vertentes, João Roberto Lobo, o Cerva Gerais é resultado de um longo trabalho da instituição, desenvolvido há mais de 10 anos, de promoção e valorização da cerveja artesanal local. Um dos primeiros passos foi estimular a cooperação e mudar a mentalidade dos empresários para entenderem que, ao invés de concorrentes, são aliados. “É uma forma deles poderem ganhar competitividade por meio de compras e vendas coletivas, mas ainda preservando suas marcas”, diz Lobo.

A Sociedade de Propósito Específico (SPE) foi criada com o objetivo de reduzir custos em vários processos, desde logísticos a produtivos. “Eles vão comprar e vender melhor, terão seus produtos participando de festivais coletivamente, poderão compartilhar receitas em determinadas épocas comemorativas, e uma série de outras frentes que eles construirão ao longo dos anos”, comenta o gerente regional do Sebrae Minas.

Para o presidente da SPE, Cerva Gerais, Teo Lopes, a ampliação do poder de compra poderá elevar em até 12 vezes os negócios. Com o aumento do poder de negociação com os principais fornecedores de insumos, a ideia é que se consiga melhores condições de pagamento e redução acentuada no preço de CO2, gás de cozinha (GLP), maltes, levedura, lúpulos e energia elétrica, entre outros custos, de modo a reduzir de forma significativa o custo final. “Aumentaremos o poder de compra, poderemos negociar melhor a compra de combustível, de tampinhas, de rótulos, de embalagens, uma série de produtos e serviços que coletivamente poderão reduzir em 15% o preço do custo final”, comemora.

Além da redução dos custos de insumos, outra vantagem da central é o intercâmbio de ideias e experiências positivas e negativas que estão sendo trocadas nas reuniões quinzenais do grupo. “A gente compartilha soluções e expertises que são úteis para quem está no setor”, diz Lopes.

Apoio do Sebrae contribui com a consolidação da Cerva Gerais

Cerva Gerais | Crédito: Pedro Vilela

Com o apoio do Sebrae Minas, o grupo de empresários cervejeiros se reuniu, por 18 meses, em uma imersão em que puderam participar de encontros periódicos, consultorias e capacitações nas áreas de gestão, finanças, liderança, vendas, marketing e mercado.

As empresas também marcaram presença em eventos do setor como a Festa da Cerveja, na cidade, e o TremBier, em Tiradentes. Além disso, os empresários tiveram a oportunidade de participar de uma missão técnica para conhecer outros players como as cervejarias de Blumenau, em Santa Catarina, referência neste modelo de negócio no País.

A penetração no mercado é outro ponto em que ganham força. “O Cerva Gerais permitirá um poder de negociação maior para competirmos melhor com grandes mercados que, muitas vezes, chegam a dificultar nossa penetração. Você negociar 50 produtos com uma rede de supermercados, por exemplo, é melhor do que você sozinho oferecer seus dez produtos”, comenta Lopes.

Na visão dele, a central de negócios abre um leque importante para as marcas conseguirem melhores vendas, maior lucratividade, penetração, pontos de vendas e notoriedade, além de fortalecer os pequenos negócios do setor e todo o entorno de fornecedores.

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