Céu-Lar aposta em tecnologia e capacitação para crescer
O mercado imobiliário, estagnado há cerca de três anos, começa a dar seus primeiros indícios de recuperação, ainda que tímidos. De acordo com os indicadores da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), as vendas de imóveis realizadas no primeiro bimestre deste ano (15.935 unidades) são maiores que os volumes comercializados no mesmo período de 2015, 2016 e 2017, embora ainda estejam abaixo do número de imóveis vendidos no primeiro bimestre de 2014 (19.866). O pessimismo no setor e os primeiros sinais de recuperação fazem com que as imobiliárias criem soluções para se adequar ao cenário atual, atendendo ao novo perfil de investidor, que está inseguro com o mercado, e dando um gás a mais na parte de locação de imóveis. A Céu-Lar Imobiliária Boutique, com sede única no bairro Cidade Jardim, é um bom exemplo de reinvenção em meio à crise. Há cerca de um ano e meio, a empresa passou a realizar uma série de investimentos em treinamento e tecnologia para viabilizar a meta de crescer 20% ao ano em se tratando de novos negócios. Atualmente, a empresa possui um fluxo de 500 novos clientes por mês. “Como realmente os negócios ficaram mais difíceis por causa da crise e o mercado imobiliário foi muito atingido, aproveitamos para arrumar a casa, consertar os gargalos no setor e analisar onde poderíamos inovar para facilitar as condições para os nossos clientes, tanto os proprietários de imóveis como os compradores e inquilinos. Então, além de contar com a fidelização de clientes que já nos acompanham há muitos anos, as inovações que implantamos têm trazido uma dimensão positiva para o mercado”, explica a diretora comercial da empresa, Adriana Magalhães. Com foco na pessoa física, mas sem deixar de atender também a pessoa jurídica, a empresa oferece o atendimento personalizado ao cliente, que implica em um estudo das necessidades específicas de cada um em todos os casos. Dentro das inovações, está também a possibilidade de o dono do imóvel receber seus 12 meses de aluguel em uma parcela única, solução pioneira no Brasil que foi possível graças a uma parceria firmada com a Bold Finance, grupo empresarial que atua no desenvolvimento de soluções financeiras. “A receita antecipada é uma garantia da renda dos aluguéis e ainda permite ter um dinheiro disponível imediatamente para realizar outros investimentos”, conta Adriana. E se grande parte das imobiliárias adota o self service para os clientes que querem alugar um imóvel, fazendo com que eles busquem as chaves das casas que queiram visitar e vão sozinhos ao local sem nenhum tipo de acompanhamento e orientação, a Céu-Lar passou a disponibilizar a consultoria personalizada também neste serviço. “Hoje, colocamos os nossos corretores para atender pessoalmente tanto a venda como a locação, então os clientes ficam satisfeitos porque eles têm o atendimento desde o início. A figura do corretor vem para auxiliar, ver o desejo do cliente e selecionar o imóvel de acordo com o perfil dele”, pontua. Locação – Ainda para o cliente locador, a possibilidade de substituir o fiador por várias formas de garantias, também faz parte da gama de inovações que a empresa adotou para se sobressair em meio à crise. Por meio de uma parceria com a CredPago, empresa de garantia locatícia, o cliente pode alugar um imóvel utilizando o limite do próprio cartão de crédito. Além disso, a imobiliária também oferece a modalidade de Seguro Fiança Locatícia, parceria com a seguradora BNP Paribas Cardif, no qual o cliente pode comprar um Título de Capitalização Garantia de Aluguel para substituir a figura do fiador. E para minimizar a burocracia despendida tanto para o proprietário quanto para o locador, a imobiliária adotou o boleto integrado, que reúne em um único documento o valor total do aluguel, IPTU, condomínio e demais contas. “Hoje, por exemplo, alguém que queria comprar uma casa mais confortável, está mais receoso e prefere não fazer investimentos maiores como este por agora. Por outro lado, o negócio de locação não mudou, continua acontecendo no dia-a-dia, e estamos apostando mais nisto também”, conclui Adriana Magalhães, diretora comercial da empresa. Novidades – Associada à rede Netimóveis desde 2005, a Céu-Lar conta, desde o dia 20 de junho, com o aplicativo da rede, no qual o cliente pode agendar visitas, procurar por imóveis, entrar em contato, fazer propostas e dispor dos demais serviços da imobiliária pelo celular. Também por meio da rede, a empresa conta com imobiliárias parceiras em diversos bairros que permitem a ampliação do atendimento em toda a capital. Além disso, a Céu-Lar se prepara para lançar o seu novo site no segundo semestre deste ano.
Ouça a rádio de Minas