Grupo Clara Resorts projeta 150 acomodações até 2029
Após investir cerca de R$ 200 milhões e inaugurar o Clara Arte, primeiro hotel dentro do Instituto Inhotim, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o Grupo Clara Resorts anunciou a ampliação da unidade inaugurada no início do ano. A primeira fase prevê a construção de 31 acomodações e áreas esportivas até agosto de 2026; a segunda, em 2027, incluirá mais 70 apartamentos e novas áreas de lazer e convivência.
Segundo a CEO do Grupo Clara Resorts, Taiza Krueder, há um terreno próximo ao hotel que pode abrigar um segundo resort, caso a demanda justifique. Ela explica que as expansões são fundamentais para ampliar a capacidade de atendimento, otimizar custos e aumentar a rentabilidade.
O Clara Arte ganhará 31 novas acomodações até agosto de 2026, totalizando 77 apartamentos. O investimento nesta fase não foi revelado, já que as obras estão em andamento e os valores variam. “Oferecemos aos hóspedes um serviço de pensão completa, com monitoria, entrada em Inhotim e Starbucks à vontade. Nosso break even é mais alto e, para equilibrar a operação, precisamos de um número maior de apartamentos”, afirma.
O novo espaço terá o diferencial de ser 100% acessível e ficará localizado próximo às áreas comuns. As acomodações, segundo Taiza, são ideais para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e famílias com crianças. Junto com os novos apartamentos, também será inaugurada uma área de esportes com quadras de tênis, beach tênis e futebol, além de uma área de eventos e um bar.
A segunda etapa da expansão deve ocorrer em 2027. O projeto é mais robusto e pode contemplar cerca de 70 apartamentos. Por abranger um número maior de acomodações, a segunda etapa inclui também a construção de mais espaços sociais, como piscinas, restaurantes e quadras esportivas. Haverá ainda um spa cinematográfico integrado à floresta e a ampliação do centro de eventos.
“Nossa expectativa é, a partir de 2027, iniciar as obras desse novo bloco, com 70 apartamentos e áreas sociais e de lazer próprias. Nossa ideia é dividir os públicos – um pouco de famílias, um pouco de eventos – com áreas sociais diversas”.
A estimativa é a inauguração de um complexo completo com cerca de 150 acomodações em 2029, em uma área localizada a 700 metros do Instituto Inhotim.
Com expansão em curso, grupo avalia novo resort próximo ao Inhotim
O Clara Resorts tem planos promissores para a região do entorno de Inhotim. O grupo possui um terreno próximo ao hotel Clara Arte, e a ideia é construir mais um resort nos próximos anos. “A confirmação vai depender da demanda local. Após a inauguração da segunda etapa da expansão, vamos avaliar”.
Taiza Krueder afirma que o Clara Arte tem alcançado os resultados previstos, com boa taxa de ocupação e operação equilibrada. Segundo ela, o público mineiro tem retornado com frequência, e o hotel também recebe hóspedes de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de personalidades e jogadores de futebol atraídos pela proposta de atendimento discreto.
O hotel recebe desde apreciadores de arte até famílias, casais e visitantes internacionais que buscam experiências culturais e encontram em Brumadinho uma hospedagem de alto padrão.
Entre os desafios, Taiza Krueder destaca o acesso ao empreendimento, que deve ser facilitado com a construção do Aeroporto de Betim – o Aeródromo Inhotim -, previsto para 2027. Com 24 anos de atuação, o Grupo Clara Resorts reúne três unidades: o Clara Arte, em Brumadinho, e dois resorts em São Paulo – Clara Dourado, em Dourado, e Clara Ibiúna, em Ibiúna -, todos reconhecidos pelo alto padrão e serviços completos de hospedagem.
Ouça a rádio de Minas