Clariens Educação adquire faculdade no Sul de Minas

O Grupo Clariens Educação, controlado pelo Mubadala Capital, adquiriu o Instituto Nacional de Ensino Superior e Pós-Graduação Padre Gervásio (Inapós), faculdade localizada em Pouso Alegre, no Sul de Minas.
A empresa assume, nesta quinta-feira (31), a operação geral da instituição de ensino que será a primeira unidade da Clariens Educação no Estado. O grupo atua na área de saúde, exclusivamente com medicina e agora, também, com odontologia.
Leia também: Alunos formados em faculdades mineiras entram rapidamente no mercado de trabalho, diz pesquisa
Segundo o diretor de Integração da Clariens Educação, Pedro Regazzo, o grupo frequentemente prospecta instituições com boas notas e infraestrutura de qualidade.
“Selecionamos instituições pelo Brasil e vamos mapeando por estados. Encontramos esta opção no Sul de Minas, em uma região pujante, acolhedora, com boas indústrias, um comércio forte, e entendemos que tínhamos na mão um ativo muito bom”, explica.
Regazzo destaca que, além da infraestrutura, o Inapós vem com uma forte tradição no curso de odontologia e um curso de medicina que está iniciando. “As tratativas vêm sendo feitas há mais ou menos sete meses. Fizemos o processo de diligência para confirmar a situação no Ministério da Educação (MEC), toda a parte regulatória, jurídica, contábil e fiscal. É um processo que demora um pouco e chegamos à conclusão de que estava muito bem arrumado, bem consolidado e fizemos a aquisição”, salienta.

Com essa aquisição, a Clariens Educação amplia seu portfólio, visando atender às demandas do ensino superior e da educação médica no País. De acordo com o executivo, se trata de um grupo com dois anos de existência, mais de 3 mil alunos estudando medicina e mais de 1.500 médicos formados.
Além do Inapós, também fazem parte da Clariens a Faculdade Zarns Salvador, a Faculdade Zarns Itumbiara e a Unesulbahia, localizada em Eunápolis (BA). Com a nova aquisição, as instituições juntas passam a oferecer anualmente mais de 600 vagas em medicina.
A Inapós é uma instituição que conta hoje com 360 alunos de medicina e outros 150 de odontologia. “É uma instituição com cerca de 500 alunos. A previsão aqui é ter, na sua plenitude, entre 1.100 a 1.200 alunos nos dois cursos. Embora toda nossa expertise e a nossa estrutura de medicina sejam muito bem desenvolvidas, vamos abraçar o curso de odontologia para elevar cada vez mais”, projeta Regazzo. Ele espera alcançar essa maturidade entre meados de 2027 e começo de 2028.
O executivo espera trazer para o Sul de Minas a mesma qualidade acadêmica, corpo docente e infraestrutura das outras instituições do Grupo Clariens Educação. “Teremos laboratórios de ponta e bastante atividade prática para formar bons profissionais da área de saúde. Quando temos isso em mente, quem ganha não são só os nossos alunos, mas a comunidade. Atendemos mais de 3 mil pessoas nos nossos ambulatórios, pediatria, ginecologia, clínica médica, ortopedia em uma unidade equivalente do Grupo em outro estado. Queremos trazer a mesma coisa para Minas, em parceria com a Prefeitura de Pouso Alegre, e com a Secretaria de Saúde, para atender a população”, adianta Regazzo.
Ouça a rádio de Minas