Marketing digital em 2026: veja como estruturar um planejamento do zero
Com números cada vez mais expressivos, o marketing digital se tornou uma ferramenta imprescindível para o empresariado brasileiro. Se o seu negócio ainda não tem um planejamento para a web em 2026, ainda há tempo de estruturar uma estratégia do zero e aproveitar todo o potencial que a internet oferece.
De acordo com o CEO da Link3 Agência de Marketing Digital, Rogério Passos, o segredo está em organizar o básico antes de qualquer investimento. “O primeiro passo é analisar os números do ano vigente, entender de onde vieram os leads e quais ações realmente deram resultado”, ressalta.
Além disso, o planejamento de marketing para 2026 exige disciplina, análise e estratégia. Para quem está começando do zero, o caminho ideal é simples: entender o que já funciona, estruturar o básico, conhecer o cliente, integrar marketing e área comercial e construir autoridade antes de investir pesado em tráfego.
1. Entenda o seu ponto de partida
Antes de pensar em campanhas e anúncios, o empreendedor precisa ter clareza sobre o que já funciona em seu negócio. Essa análise permite identificar oportunidades e definir prioridades. Com isso, será possível escolher a ferramenta que melhor se encaixa às suas necessidades.
2. Atenção ao que sua concorrência tem feito
Em seguida, analise o que os concorrentes estão fazendo para aprender com os acertos e erros de outras empresas. Esse processo também ajuda a identificar oportunidades de diferenciação e segmentos pouco explorados.
3. Estruture o básico antes do tráfego pago
Investir em anúncios sem antes organizar os elementos essenciais do marketing digital é um erro comum entre os empresários. Antes disso, o especialista orienta focar no site e nas redes sociais da empresa:
- tenha um site bem estruturado;
- mantenha as redes sociais de forma consistentes, com frequência, identidade visual e linguagem clara;
- tenha um Google Meu Negócio atualizado, com fotos, horários corretos, avaliações e chat integrado ao WhatsApp.
4. Conheça o seu cliente
Não adianta criar campanhas com base em “achismos”. É fundamental conhecer o cliente. Faça testes A/B de criativos e formatos (vídeos, imagens e carrosséis), bem como da segmentação de público, considerando faixa etária, nível de qualificação e interesses específicos.
5. Integre o Marketing ao Comercial
Uma estratégia de marketing só funciona quando há alinhamento com a área comercial.
6. Planeje com base em dados e tendências
É fundamental trabalhar com dados e acompanhar tendências, como:
- palavras-chave e comportamento de busca;
- monitoramento de tendências no Google e nas redes sociais;
- análise de métricas de engajamento e conversão;
- avaliação contínua do desempenho das campanhas, com ajustes de estratégia quando necessário.
7. Priorize autoridade e credibilidade
Construir autoridade envolve presença na mídia, produção constante de conteúdo relevante, participação em eventos e estratégias de SEO, como backlinks e produção de conteúdo em blogs.
“Marketing não é apenas investir em anúncios. É conhecer o cliente, organizar o que já existe no negócio e criar autoridade para que, quando houver investimento, o retorno seja real e sustentável”, afirma Passos.
Colaborador
Ouça a rádio de Minas