Negócios

Compete Minas: cooperativas garantem apoio para inovar

Iniciativa visa fortalecer o setor produtivo e contempla cooperativas na linha de pesquisa empresas, cooperativas e startups
Compete Minas: cooperativas garantem apoio para inovar
Crédito: Reprodução Pexels

Minas Gerais é o sexto estado com melhores condições para o desenvolvimento inovador no Brasil, segundo a primeira edição do Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (Ibid), pesquisa que retrata o País nesse quesito.

Aproveitando esse ambiente promissor, quatro cooperativas mineiras obtiveram recursos para projetos de inovação na terceira rodada do Compete Minas – programa promovido pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), com o apoio de entidades representativas do setor produtivo mineiro, incluindo o Sistema Ocemg. A iniciativa visa fortalecer o setor produtivo e contempla cooperativas na linha de pesquisa empresas, cooperativas e startups.

As cooperativas selecionadas foram: Cooperativa de Transportes Autônomos de Carga (Coopmetro), com sede em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé), na Zona da Mata; União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), em Caratinga, no Rio Doce; e a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Médicos e Profissionais da Área de Saúde do Brasil (Sicoob Credicom), em Belo Horizonte.

Desde fevereiro deste ano, essas organizações contaram com o apoio estratégico do Sistema Ocemg – entidade que representa o cooperativismo mineiro dentro e fora do País, que atuou para que as cooperativas aproveitassem as oportunidades do Compete Minas. Em parceria com a Sede-MG, a casa do cooperativismo mineiro promoveu um encontro entre cooperativas e especialistas para esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição e os benefícios do programa.

“As cooperativas brasileiras, e especialmente as de Minas Gerais, estão atentas à importância da inovação para a sustentabilidade de seus negócios”, afirma o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato. “Estamos orgulhosos de ver as cooperativas mineiras liderando iniciativas que impulsionam o crescimento e a modernização do setor produtivo.”

Vale destacar: as quatro cooperativas selecionadas neste edital estão entre os 65 projetos que receberão cerca de R$ 20 milhões em fomento para programas de inovação. Nesta edição, 82% das propostas aprovadas são de micro e pequenas empresas, enquanto 14% representam médias empresas e cooperativas. Após a seleção, os contratos serão formalizados com a Fapemig, com expectativa de início dos projetos ainda este ano. O programa recebeu, nesta edição, um volume de solicitações 80% maior do que na rodada anterior, evidenciando o crescente interesse do setor produtivo em fortalecer o desenvolvimento sustentável e tecnológico.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas