Negócios

Compra e uso de dispositivos móveis cresce entre mineiros

Compra e uso de dispositivos móveis cresce entre mineiros
Movimento pode ser visto como reflexo dos novos hábitos da população, muito mais conectada | Crédito: Pixabay

O aumento das atividades remotas em função da pandemia de Covid-19 tem impulsionado a compra e utilização dos dispositivos móveis entre os mineiros.

Prova disso é que desde a chegada da doença ao Brasil, em março do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem registrando números significativos sobre o uso dos serviços de telefonia móvel no Estado.

Os dados mais recentes da agência mostram que em maio de 2021, os acessos já ultrapassavam a casa 22,2 milhões – aumento de 2,7% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando giravam em torno de 21,6 milhões.

O levantamento é feito pela plataforma de telecomunicações Melhor Plano, que acompanha os dados estaduais em todo o País. Entre os pontos principais do estudo, estão a relação dos usuários com serviços móveis e fixos, o crescimento nos acessos de banda larga fixa e a adesão aos chamados combos. Todos apontam para os impactos da pandemia na rotina dos brasileiros.

O cofundador do Melhor Plano, Pedro Israel, destaca que ao mesmo tempo em que os serviços de telefonia móvel apresentam boas perspectivas de crescimento, a quantidade de acessos à telefonia fixa tem caído consideravelmente dentro do intervalo de um ano.

Enquanto em maio de 2020 os números de telefonia fixa eram de 3.093.953 (12% inferiores ao mesmo mês em 2019, quando eram de 3.465.616), um ano depois, o Estado chega a 2.938.606. Queda de 5%.

“Trata-se da quantidade de acessos mais baixa em dois anos. E esse movimento pode ser visto como reflexo dos novos hábitos da população, cada vez menos dependente de uma linha fixa com a ascensão dos smartphones”, afirma.

De maneira complementar, ele diz que se a diminuição crescente dos acessos parece apontar para o fim das linhas telefônicas nas residências mineiras, o mesmo não se pode dizer sobre os serviços de internet fixa.

Isso porque, em maio último, os acessos mensais à banda larga atingiram a marca de 3.887.114, enquanto durante o mesmo período em 2020, eram de 3.634.717 – elevação de 6,9% entre os períodos – e com fluxo inconstante nos meses anteriores.

A análise da Melhor Plano diz que o aumento não é expressivo, mas parece comprovar que a retração diz respeito apenas ao mercado de telefonia fixa.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas