Consumidor quer ser comunicado sobre promoções neste Natal

O comércio já está se preparando para as festividades de fim de ano que movimentam o varejo e o consumidor também está em busca das promoções de Natal. A grande temporada de compras oferece aos clientes diversas opções de marcas que estão disputando a atenção e procurando as melhores estratégias de vendas.
Pesquisa realizada pela Sinch revelou dados que podem ajudar o comerciante a se destacar da concorrência. O estudo intitulado “Sinch 2023 Global eMail Engagement” foi feito com mais de 2 mil pessoas ao redor do mundo e revelou que 35,5% dos consumidores querem ouvir sobre ofertas sazonais o mais rápido possível.
Em relação aos canais pelos quais preferem receber a comunicação, 69,5% responderam que preferem por e-mail, seguidos por 22% pelas redes sociais e 19% por mensagens de texto. Das pessoas que querem receber mensagens promocionais via mensagens SMS, 48% querem um desconto único ou regular, e 12,8% querem atualizações ou upgrades de produtos
A investigação comprovou que 35,6% dos consumidores selecionaram pelo menos uma opção de mensagens móveis como seu canal preferido para receber promoções.
“Aprendemos que os consumidores preferem comunicações otimizadas para dispositivos móveis e que o e-mail é claramente o favorito quando se trata de promoções de fim de ano, que eles podem acessar facilmente de seus dispositivos móveis”, explica Adriana Sanchez, Head de Vendas Latam da Sinch.
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Como falar com o consumidor
Ser um destaque na área de vendas requer estratégias adequadas para o consumidor, além da implementação de uma boa comunicação. Segundo os dados da pesquisa, o varejo deve falar com os clientes o quanto antes para não perder o timing das promoções de final de ano: que incluem a Black Friday e o Natal.
“De fato, 56,7% das pessoas querem saber sobre sua marca bem antes da temporada, 35,5% dizem que querem receber essas comunicações o mais rápido possível e 21,2% dizem que querem saber sobre uma marca pelo menos um mês antes. Então a melhor recomendação seria enviar o quanto antes alguma comunicação divulgando vendas especiais, descontos ou promoções que estão por vir”, comenta Adriana Sanchez.
A executiva ainda explica que como marca, abraçar esse desejo de engajamento precoce pode ser uma boa estratégia, de forma a garantir que o nome da empresa esteja no radar de seus assinantes quando a data chegar. “Apesar do maior volume de mensagens durante os períodos de pico de compras, nossa pesquisa global descobriu que as pessoas realmente querem ouvir sobre as marcas”, acrescenta.
O interesse em ouvir o comércio e receber mensagens informando promoções antecipadamente oferece uma oportunidade de construir uma estratégia omnichannel consistente, que aproveite os pontos fortes de todos os canais, de SMS a aplicativos de mensagens de mídia social e e-mail.
Outra forma de sair a frente na concorrência é investir em uma boa comunicação pós-compras. É que a pesquisa revelou que mais de 80% dos consumidores consideram as mensagens transacionais importantes durante a temporada de compras de fim de ano, indicando que os clientes apreciam a visibilidade das confirmações de pedidos, atualizações de entrega e capacidade de resolução de dúvidas e problemas.
A análise mostra, por fim, que 44,9% das pessoas que disseram querer receber mensagens transacionais de marcas, querem recebê-las por meio de um ou mais canais de mensagens móveis. E para pessoas com menos de 30 anos, esse número sobe para 59,1%.
*Estagiária sob supervisão da edição
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