Confira dicas de leituras essenciais para quem deseja empreender

Empreender requer a construção de uma mentalidade voltada para solucionar problemas a partir de novas ideias. Uma das melhores formas de construir repertório é a partir de boas leituras, que podem ser uma excelente fonte de inspiração para formação de lideranças sólidas.
Seja para enfrentar os desafios e tomar decisões estratégicas, desenvolver visão de longo prazo ou criar habilidades interpessoais afinadas, o mergulho em bons livros são um caminho para criar perspectivas e aprender lições valiosas.
Dentro disso, fundadores e executivos C-Level indicam uma leitura que os tenha ajudado a desenvolver uma mentalidade capaz de lidar com as adversidades para empreender e liderar empresas.
As 3 leis do desempenho, de Steve Zaffron e Dave Logan
Francisco Ferreira, CTO/CPO da Open Co, maior fintech de crédito sem garantia do Brasil, recomenda a leitura de “As 3 leis do desempenho: Reescrevendo o futuro de seu negócio e de sua vida”, de Steve Zaffron e Dave Logan.
“É interessante como os autores apresentam a ideia de que o desempenho no trabalho está interligado ao que cada um vivencia e consegue enxergar no dia a dia de uma empresa. No entanto, eles explicam que a visão de cada indivíduo é apenas um pedaço do todo. Eles também falam muito sobre o impacto do ‘não dito’, destacando que quando algo fica oculto, pode reverberar de forma negativa, comprometendo a performance”, analisa.
A Psicologia Financeira, de Morgan Housel
Phillip Trauer, Managing Director da Wayra Brasil e Vivo Ventures recomenda a leitura de “A Psicologia Financeira”, de Morgan Housel. “Esta obra é uma leitura essencial para quem deseja empreender, justamente porque vai além dos números. Em vez de focar apenas em gráficos e balanços, o autor explora como nossas emoções, decisões e comportamentos influenciam diretamente os resultados financeiros ao longo do tempo.

Empreender exige mais do que planejamento: exige disciplina, visão de longo prazo e, acima de tudo, resiliência diante da incerteza. O livro entrega essas lições com clareza, sensibilidade e profundidade. É um lembrete valioso de que são nossas atitudes que constroem riqueza, significado e um legado duradouro”, afirma o executivo.
Hit Makers, de Derek Thompson
Rogerio Melfi, cofundador e CPO do PilotIn, fintech que ajuda os brasileiros a se tornarem pilotos das suas vidas financeiras, recomenda a leitura de “Hit Makers”, do Derek Thompson.

“No PilotIn, temos um hábito: toda sexta-feira compartilhar com o time uma recomendação de livro com um pequeno resumo. Só neste ano já foram 14 indicações de temas que vão de inovação a comportamento, sempre com foco em inspirar novas ideias e provocar boas conversas. Hit Makers é uma das obras que mais gosto. Indico especialmente para empreendedores porque o livro discorre sobre o que faz algo se tornar popular. O autor mostra como a familiaridade e a novidade se combinam para criar impacto, o que tem tudo a ver com criar o que realmente engaje as pessoas e que tenha um propósito por trás”, completa.
Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey
André Cruz, CEO e cofundador da Digital Manager Guru, plataforma completa de checkout e gestão de vendas online, recomenda o livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”.

Segundo ele, “é um clássico que todo empreendedor deveria ter em sua estante. Oferece princípios atemporais sobre liderança, gestão do tempo e desenvolvimento pessoal, que são fundamentais para o sucesso em qualquer negócio. Aborda temas como priorização, ensinando a identificar o que é realmente importante e a focar seus esforços nessas áreas; relacionamentos, enfatizando a importância de construir relacionamentos sólidos e duradouros, tanto com clientes quanto com parceiros; e proatividade, incentivando a agir de forma proativa e a assumir responsabilidade pelos resultados. É uma base para qualquer empreendedor que busca alcançar o sucesso a longo prazo, e ao desenvolver hábitos eficazes e construir relacionamentos sólidos, você estará mais bem preparado para enfrentar os desafios do mundo dos negócios e alcançar seus objetivos”.
21 Lições para o Século 21, de Yuval Harari
Para Ana Julia Kiss, CEO e fundadora da Humora, startup que combina produtos à base de cannabis e fitoterápicos para bem-estar, o livro “21 lições para o século 21” é uma leitura essencial para preparar o empreendedor para um mundo em transformação, onde precisamos entender o impacto da tecnologia, das redes sociais e das influências políticas e culturais.

“Ele oferece uma reflexão ampla e essencial sobre os desafios únicos deste século, um período marcado por questionamentos sobre ancestralidade e futuro. O livro é tão impactante que comprei 21 cópias – sete em espanhol, sete em inglês e sete em português – para presentear mentores e pessoas que têm grande importância na minha vida. O autor aborda temas fundamentais, como a ascensão da extrema-direita, saúde mental, o impacto das mídias sociais e das telas em nossas vidas – todos cruciais para quem quer se adaptar e prosperar em meio às mudanças. E, sem dar muitos spoilers, preciso destacar a última lição como a mais impactante: ela me levou a repensar profundamente minha integridade como ser humano, meu compromisso com meus valores e meu propósito, sem ser influenciada por pressões externas”, compartilha a executiva.
Líderes que Curam, de Antonella Satyro
Fabiana Ramos, CEO da PinePR, agência de PR especializada no atendimento a scale-ups, empresas inovadoras e grandes players de tecnologia, indica o livro “Líderes que Curam”. Para ela, a obra oferece uma visão sobre a liderança do futuro, que valoriza a vulnerabilidade e empatia como elementos essenciais para o engajamento autêntico e eficaz de equipes.

“Me identifiquei com o capítulo sobre Liderança Servidora, que está associado a resultados positivos, como maior satisfação no trabalho, comprometimento dos colaboradores e desenvolvimento de novos líderes. E me marcou muito a definição das principais características dos líderes servidores: empatia, humildade, altruísmo, o foco em desenvolver pessoas, e a construção de comunidade”, destaca Fabiana Ramos.
Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World, de Marco Iansiti e Karim R. Lakhani
Já André Abreu, CEO e cofundador da BossaBox, startup que aloca e gere profissionais de tecnologia para empresas e scale-ups, indica a obra “Competing in the Age of AI: Strategy and Leadership When Algorithms and Networks Run the World”, dos autores Marco Iansiti, Karim R. Lakhani. Segundo ele, principalmente para os empreendedores da área de inovação e tecnologia, esse é um conteúdo que entrega valor.

“No contexto atual, os autores demonstram como a reestruturação empresarial em torno de dados, análises e IA elimina as barreiras tradicionais de escala, alcance e aprendizado que restringiram o crescimento dos negócios por centenas de anos. Os casos reais citados ilustram a forma que esses processos alcançam escalabilidade muito superior aos métodos tradicionais, permitindo uma ampliação significativa do escopo, enquanto criam oportunidades valiosas de aprendizado e resultados cada vez mais precisos”, enaltece.
Mulheres que Correm com os Lobos, de Clarissa Pinkola Estés
Eduarda Gouvêa, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Droom Investimentos – ecossistema de aplicações financeiras em ativos judiciais -, indica “Mulheres que Correm com os Lobos”, da psicanalista Clarissa Pinkola Estés. Lançada em 1995, a obra faz parte da categoria long-seller, destinada a clássicos que continuam fazendo sucesso décadas após seu lançamento.

“Poderia escrever páginas sobre o impacto deste livro na minha vida. A autora utiliza mitos e contos para explorar, de forma sensível e poderosa, o arquétipo da Mulher Selvagem. A narrativa incentiva mulheres à liberdade e à autenticidade, encorajando líderes femininas a confiarem em seus instintos e abraçarem sua própria força. É uma obra que promove uma jornada de autoconhecimento e de muitas reflexões”, avalia.
Apaixone-se pelo problema, e não pela solução, de Uri Levine
André Pimenta, CEO da Motz, transportadora digital que conecta cargas e destinos facilitando a jornada da cadeia logística, indica a leitura do livro “Apaixone-se pelo problema, e não pela solução”, de Uri Levine, cofundador do Waze.

“Levine traz insights muito interessantes sobre como encarar os desafios. Gosto muito do pensamento do autor que reforça sobre o investimento do tempo em compreender profundamente o problema antes de corrermos para encontrar uma solução. Ele diz que ao entender o núcleo da questão e olhar efetivamente para as dores, a solução vai surgir de uma forma mais fácil. Normalmente, quando algum desafio aparece, temos a tendência de já querer resolver logo, e Levine traz essa reflexão de enxergarmos no problema também uma oportunidade. Eventualmente, é graças a ele que surge uma ideia boa que pode até mesmo otimizar alguma questão do negócio”, completa.
A Lógica do Consumo, de Martin Lindstrom
André Seibel, CEO do Circuito de Compras – Feira da Madrugada, o maior shopping popular da América Latina, apresenta a obra de Martin Lindstrom essencial para quem deseja empreender em 2025, com foco na construção de negócios e gestão de lojas.

A recomendação “A Lógica do Consumo” explora como os elementos psicológicos e emocionais influenciam as decisões de compra. Com base em estudos de neuromarketing, o autor revela as estratégias utilizadas pelas marcas para criar desejo e fidelidade dos consumidores.
O jeito Disney de Encantar Clientes, de Theodore Kinni
Felipe Gomes, diretor de marketing da Cartpanda, plataforma especializada em e-commerce, apresenta a obra que aborda a importância do e-commerce para o crescimento das empresas, junto a uma jornada de cliente eficiente: “O Jeito Disney de Encantar Clientes”, de Theodore Kinni, é um guia prático que explora os bastidores de um dos maiores exemplos de excelência no atendimento ao cliente, oferecendo insights valiosos para quem deseja criar uma jornada do cliente inesquecível.

Da ideia ao bilhão: Estratégias, conflitos e aprendizados das primeiras startups unicórnio do Brasil, de Daniel Bergamasco
Carolina Fernandes, CEO da Cubo Comunicação, recomenda a leitura de “Da ideia ao bilhão: Estratégias, conflitos e aprendizados das primeiras startups unicórnio do Brasil”, do jornalista Daniel Bergamasco. “É um livro que não é recente, mas gostei muito.

Na época, estávamos começando a atender startups, e a leitura foi tão inspiradora que me motivou a me tornar investidora anjo em venture capital”, conta. A obra explora os bastidores das dez primeiras startups unicórnio do Brasil, como 99, Nubank, iFood e QuintoAndar, reunindo histórias reais, aprendizados e estratégias que mostram, na prática, como grandes negócios são construídos no ecossistema brasileiro.
Ouça a rádio de Minas