Conheça os sites de viagem mais acessados pelos brasileiros
O setor de turismo foi gravemente afetado pelas restrições impostas pela pandemia de Covid-19, já que nenhuma viagem podia ser planejada. Passadas a crise sanitária e as restrições, são cada vez maiores a vontade e o sentimento de ansiedade para sair de casa junto aos brasileiros.
Com o intuito de entender melhor esse impacto e o desempenho do setor, a Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade on-line monitorou as buscas dos brasileiros na internet que tiveram relação com viagens, entre julho de 2019 e junho deste ano.
Conforme os dados coletados, termos relacionados a promoções de viagem — passagens e estadia em um pacote juntos, por exemplo — vêm crescendo assiduamente.
Em julho de 2019, o termo “passagens aéreas baratas” foi pesquisado 165 mil vezes na internet. Já em junho de 2023, 47 meses depois, o número saltou para 301 mil, registrando um crescimento de 82.4%.
Outra palavra-chave que ganhou destaque foi “pacotes de viagens em promoção”, que aumentou 125%, saindo de 2,5 mil para 5,4 mil. No entanto, a procura por “pacote de viagens”, sem a especificação da promoção, diminuiu 32.9% no período, caindo de 246 mil para 165 mil.
Além das buscas dos brasileiros, a Semrush também monitorou o tráfego dos principais sites de turismo do Brasil entre junho de 2022 e junho deste ano.
Os 10 sites do setor mais acessados pelos brasileiros:
- Booking – 15,33 milhões de visitas mensais;
- LATAM Airlines – 12,69 milhões de visitas mensais;
- TripAdvisor – 11,62 milhões de visitas mensais;
- 123milhas – 8,12 milhões de visitas mensais;
- Voe Azul – 6,89 milhões de visitas mensais;
- Voe Gol – 6,41 milhões de visitas mensais;
- ClickBus – 6,35 milhões de visitas mensais;
- Localiza – 5,38 milhões de visitas mensais;
- Airbnb – 5,13 milhões de visitas mensais;
- Melhores Destinos – 4,95 milhões de visitas mensais.
A Semrush também analisou o perfil do público que procura por viagens. Em relação à idade dos visitantes, os jovens adultos saíram na frente: 32.22% das visitas foram feitas por pessoas de 25 a 34 anos. Já o gênero afetou pouco o índice de acessos. Enquanto as mulheres representaram 50.37% das visitas, os homens foram responsáveis por 49.63%.
“A maioria esmagadora dos acessos aos principais sites sendo feitos por meio de dispositivos móveis revela que a conveniência e mobilidade se tornaram elementos essenciais para os viajantes modernos. Ter presença digital eficiente é requisito básico para engajar com a nova audiência e competir no mercado. A liderança dos jovens adultos também demonstra a influência dessa faixa etária na indústria do turismo. Vale lembrar que essa geração já tem raízes educacionais no digital e é natural tomar decisões on-line. Estamos diante de uma nova realidade de viagens, moldada pela conectividade e diversidade de públicos”, explica o Líder de Marketing da Semrush, Erich Casagrande.
Segurança na hora de planejar a viagem
Apesar da crescente vontade de viajar, muitas vezes o orçamento dos brasileiros é um empecilho na hora de escolher o local ou até a duração da viagem.
Por causa disso, muitas pessoas preferem fechar pacotes de viagem que contam com passagens de ida, volta, estadia em um hotel, transporte do aeroporto até o hotel, e muitas vezes até as refeições estão inclusas.
Entretanto, o que antes seria uma viagem tranquila, pode acabar virando uma dor de cabeça, como nas pessoas que compraram o pacote “Promo” da 123Milhas. A empresa cancelou todas as viagens marcadas entre setembro e dezembro deste ano, deixando os clientes apenas com a opção de ter um voucher para agendar outra viagem em outro momento.
*estagiária sob supervisão da edição.
Ouça a rádio de Minas