Obras de edifício residencial e hoteleiro em BH vão gerar mais de 250 vagas de emprego
A plataforma de estadias flexíveis Xtay e a F2 Incorporadora estão lançando um empreendimento de R$ 80 milhões no bairro Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. Trata-se do Hércules, edifício cujas obras deverão gerar mais de 250 vagas de emprego, entre diretas e indiretas.
De acordo com o CEO e fundador da Xtay, Gabriel Fumagalli, as atividades no local envolverão o setor de construção, além de fornecedores e prestadores de serviço. Já no pós-obra, o modelo será mais otimizado. “O Hércules foi desenhado para funcionar com uma estrutura enxuta localmente, apoiada por uma central operacional remota”, explica.
As cerca de 200 oportunidades indiretas de trabalho, segundo a Xtay, são provenientes de uma rede homologada de fornecedores, que inclui lavanderias, empresas de limpeza, manutenção, segurança, além de outros serviços.
Hércules terá uso residencial e hoteleiro
O empreendimento terá 11 pavimentos e 78 unidades de um e dois quartos – cada uma delas possui entre 35 e 98 metros quadrados (m²). Também haverá academia, piscina, coworking, espaços gourmet, lavanderia compartilhada, Wi-fi nas áreas comuns e pontos de carregamento para carros elétricos.
O foco do Hércules está no conceito multi-stay, que combina uso residencial e hoteleiro sob gestão profissional. O objetivo, conforme a empresa, é atender à crescente demanda por estadias híbridas e flexíveis na região, impulsionada por novos perfis de moradia e pela retomada das viagens corporativas.
Até o momento, 70% das vagas, com valor médio de R$ 600 mil cada, já foram comercializadas. A previsão de entrega do projeto é para meados de 2027.

Fumagalli ressalta que o projeto do Hércules representa uma nova etapa na atuação da marca para atender o investidor que quer previsibilidade, gestão profissional e performance. “Esse modelo nasce com governança e tecnologia para garantir resultados mais sustentáveis e atrativos”, diz.
O empresário também pontua que, não apenas pela localização estratégica, como também pela estrutura do produto, o Hércules foi desenhado para atender um perfil de comprador que busca “renda com tranquilidade, sem precisar lidar com as complexidades da operação”.
O projeto, segundo o CEO e fundador da Xtay, também foi concebido para entregar uma experiência moderna e digital aos hóspedes. Entre as ferramentas tecnológicas que estarão presentes no imóvel está o reconhecimento facial, as senhas automáticas nos acessos, além de gestão digital de reservas e receitas.
“É um produto que une imobiliário, tecnologia e gestão inteligente, elevando o padrão da hospitalidade urbana em Minas Gerais”, declara.
Escolha por Belo Horizonte e busca por novas praças
O CEO e fundador da Xtay, Gabriel Fumagalli, explica que a escolha por Belo Horizonte surgiu a partir da constatação de uma forte demanda por moradias flexíveis, mas ainda com pouca oferta qualificada para atender esse público. Ele destaca que a capital mineira combina vida urbana ativa, presença universitária, relevância corporativa e um fluxo constante de pessoas que buscam estadias de curta ou média duração com conforto e praticidade.
“Identificamos, assim, uma oportunidade de introduzir um produto inovador, capaz de unir moradia, investimento e tecnologia em um único ecossistema. Em conjunto estabelecemos uma parceria com a F2 Incorporadora que compreendeu os desafios do mercado e como um produto de renda deve ser concebido e isto foi crucial para chegarmos a Belo Horizonte”, relata.
Em relação ao interior de Minas, ele afirma que a empresa está constantemente avaliando boas praças urbanas que apresentem um consumo imobiliário voltado ao modelo de moradia como serviço. Nesse caso, cidades universitárias ou com forte movimento corporativo se destacam nesse perfil.
“Temos analisado diversas oportunidades no Estado de Minas Gerais, mas ainda nenhuma efetivada neste momento. Nosso foco é garantir que cada novo projeto tenha o mesmo nível de planejamento, eficiência e aderência ao mercado local que o Hércules representa”, conclui.

Ouça a rádio de Minas