Negócios

CorSolar amplia presença no mercado de energia solar de Minas Gerais

Empresa sediada em São Paulo e que faturou, em 2023, mais de R$ 4 bilhões, pretende conquistar 25% de marketing share no Estado
CorSolar amplia presença no mercado de energia solar de Minas Gerais
Bruno Catta Preta: a CorSolar, em parceria com o Sebrae, promove o Minas Solar | Crédito: Divulgação CorSolar

A distribuidora CorSolar, fornecedora de equipamentos fotovoltaicos para o mercado de instalação de painéis solares que tem sede em São Paulo, está expandindo a atuação em Minas Gerais. Recentemente, inaugurou um escritório em Belo Horizonte, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da energia solar no Brasil, mas com forte atenção ao mercado de Minas Gerais.

Conforme o diretor de relações institucionais do Grupo Melo Cordeiro e coordenador estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Bruno Catta Preta, a CorSolar, empresa com três anos de mercado pertencente ao Grupo Melo Cordeiro, holding brasileira dos setores de energia e comércio exterior há 44 anos no País, o grupo aposta na ampliação dos negócios e maior presença no estado de Minas Gerais para novos projetos fotovoltaicos em telhados de residências e empresas. “Através da instalação do escritório e da execução do plano de atuação em Minas Gerais, queremos conquistar 25% do marketing share no Estado.”

Expansão

O grupo aposta na ampliação dos negócios e maior presença no Estado de Minas Gerais para novos projetos fotovoltaicos em telhados de residências e empresas. Através da instalação do escritório e da execução do plano de atuação em Minas Gerais, a CorSolar pretende conquistar 25% do marketing share no Estado. 

“O Grupo Melo Cordeiro tem forte atuação no setor, conta com seis empresas, cerca de 600 funcionários e faturou, em 2023, mais de R$ 4 bilhões. Então, a CorSolar nasceu dentro de um grupo forte e com muita experiência em energia. Queremos fortalecer nossa atuação em Minas Gerais porque o Estado é berço da energia solar, é a locomotiva da energia solar do Brasil. O Estado lidera a geração solar centralizada e está entre os líderes na energia distribuida”. 

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Ainda conforme Catta Preta, o escritório é importante para atender os clientes da empresa – que são pequenos e médios empresários (integradores) – além de também ser um espaço para capacitações.

“O escritório vai atender o empresário mineiro. Há espaço para os nossos clientes receberem os investidores e clientes deles e também uma sala de treinamento. Além disso, estamos trazendo o que há de mais moderno para o mercado solar e nossos clientes podem conhecer os produtos pessoalmente”.

CorSolar traz novidades para o mercado de Minas Gerais

Catta Preta explica que a CorSolar trabalha com opções que atendem o mercado e que também visam solucionar gargalos, como baterias para o armazenamento de energia. Em Minas Gerais, conforme Catta Preta, o setor fotovoltaico vem sofrendo  algumas retaliações por parte das concessionárias, que, dependendo do tipo de sistema, não deixam conectar ou dificultam a conexão para injeção da energia excedente na rede. Então, a bateria vem para atender essa demanda. 

“Estamos trabalhando com o que tem de mais moderno para o mercado da energia solar, como os inversores híbridos e as baterias. A questão do armazenamento fotovoltaico é uma tendência mundial e estamos acompanhando esse mercado. A CorSolar já tem equipamentos de pronta entrega para atender os clientes”.

As expectativas em relação à venda dos produtos são positivas. A empresa está, através de treinamentos dos empresários, mostrando ao mercado como utilizar as novas tecnologias. Os equipamentos são indicados para empresas de comércio, serviços e residências. 

“Com as mudanças na legislação e as dificuldades que as concessionárias estão impondo, a sobra de energia não está sendo injetada na rede. Então, com a solução de bateria, o que não for consumido pode ser armazenado. Assim, a energia pode ser utilizada à noite, além de garantir também o abastecimento em casos de queda da energia. De fato, o cliente consegue ter uma independência energética”.    

Expansão interior

Com o objetivo de ampliar a atuação em todo o Estado, a CorSolar, em parceria com o Sebrae, promove o Minas Solar.  O evento, que acontecerá no dia 3 de dezembro, em Belo Horizonte, apresentará uma série de possibilidades de redução de custos e ampliação das práticas sustentáveis nas empresas da região.

Conforme Catta Preta, a partir de 2025, através do Minas Solar, haverá treinamento e capacitações em 10 cidades do interior de Minas Gerais. O evento é voltado para integradores e é gratuito. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas