Costa Foods Brasil, antiga Avivar, planeja triplicar de tamanho e faturamento de R$ 4,5 bilhões
A empresa mineira do setor alimentício Costa Foods Brasil, antiga Avivar Alimentos, planeja triplicar de tamanho até 2033, atingindo faturamento anual de R$ 4,5 bilhões. A nova marca institucional da companhia, lançada na semana passada, tem como objetivo estreitar os laços com o mercado. A marca Avivar seguirá ativa com atuação voltada para o segmento comercial.
Em 2024 a empresa faturou aproximadamente R$ 1,3 bilhão. A expectativa para este ano é de registrar um crescimento de cerca de 10% e atingir algo próximo da marca de R$ 1,5 bilhão de faturamento ao longo deste exercício. O CEO da Costa Foods Brasil, Antônio Carlos Vasconcelos Costa, garante que a empresa vem se preparando para manter esse ritmo de crescimento de forma planejada e bem estruturada.
O dirigente esclarece que a estratégia envolve investimentos no aumento da capacidade produtiva, geração de novos produtos e de valor desses lançamentos. Essa expansão ocorre tanto de forma orgânica quanto inorgânica, via fusões e aquisições (M&A, sigla em inglês).
Costa relata que a empresa está realizando uma grande transformação no modelo comercial e demais projetos internos como o “projeto decolar”. Essa iniciativa busca melhorar a relação com o mercado e lançar uma nova plataforma comercial e de vendas. Tudo isso tem feito com que a empresa apresente, até o momento, bons resultados em 2025.
“Eu acredito que devemos atingir as nossas metas de crescimento de vendas e de receitas no fechamento de 2025 em relação ao ano anterior. Este ano segue sendo bom para o setor e para a nossa empresa, devido à gestão frente ao mercado”, avalia.
Recentemente, a Avivar Alimentos recebeu a habilitação para exportar cortes de frango para o Chile, reforçando a expansão da empresa no mercado internacional. Atualmente, a marca mineira já está presente em 43 países.
Além de a Avivar, a Costa Foods também é dona das marcas Belavida e Rara. O portfólio da companhia soma mais de 130 produtos entre cortes de frango in natura, congelados, resfriados e industrializados. Esses itens são comercializados para mais de 20 estados brasileiros e mais de 40 países.
Costa Foods Brasil: a nova marca corporativa

O diretor comercial e de marketing da Costa Foods Brasil, Diogo Antônio de Almeida Costa, explica que o movimento de transição de marca vai solucionar alguns problemas envolvendo a comunicação com diferentes públicos. Ambas as marcas coexistirão, porém, com modos distintos de comunicação e públicos diferentes, uma voltada para o comercial e outra para o corporativo.
“Nós observamos esse potencial de destravar o valor da Avivar como uma marca comercial, já que ele é bem reconhecida no mercado. Nós estamos trazendo neste momento a Costa Foods Brasil para adotar esse novo perfil de marca corporativa. Eu vejo isso como um grande desenvolvimento para a empresa”, diz.
O CEO da fabricante mineira destaca que, apesar do lançamento da nova marca corporativa, a Avivar seguirá ativa no mercado. Ele destaca que a empresa está lançando um novo modelo de comunicação com o mercado. O empresário ressalta que a empresa avaliou os riscos dessa mudança, mas o trabalho realizado proporcionou segurança para esse movimento.
A companhia também está participando da edição deste ano da Superminas, realizada pela Associação Mineira de Supermercados (Amis). Antônio Costa avalia ressalta que o evento reúne as principais marcas do mercado, além de atrair clientes importantes, tornando esse encontro ainda mais relevante.
“É muito importante que uma indústria esteja presente. Nós estamos participando, justamente, por sua grandiosidade e representatividade que esse evento tem em nosso mercado e para os nossos objetivos” afirma.
Ouça a rádio de Minas