CURTAS NEGÓCIOS | 18/06

18 de junho de 2021 às 0h15

img
Crédito: Freepik

TIM faz a maior emissão de debêntures

A TIM emitiu R$ 1,6 bilhão em debêntures vinculadas a metas ESG, na maior operação dessa natureza já realizada por uma companhia brasileira. Trata-se da primeira emissão de caráter sustentável feito por uma empresa de telecomunicações no País e todos os recursos arrecadados serão destinados para investimentos em infraestrutura, conforme projeto aprovado pelo Ministério das Comunicações. As debêntures se enquadram no projeto de infraestrutura aprovado pelo Ministério em 23 de abril (Portaria 2447/2021). Os recursos obtidos por meio da emissão serão destinados para o financiamento de projetos de implantação, ampliação e modernização de redes fixa e móvel em diferentes tecnologias, incluindo 5G, com o objetivo de melhorar a qualidade e a disponibilidade de serviços oferecidos pela TIM. A operação é coordenada pelo Itaú BBA e os títulos do tipo SLB – sigla para a expressão em inglês Sustainable Linked Bond – serão ancorados em duas metas, uma ambiental e outra social. São elas: o aumento da ecoeficiência no tráfego de dados e a expansão da rede de tecnologia 4G.

XP Inc. lança fundo de crédito de carbono

A XP Inc. lançou um fundo de crédito de carbono lastreado em mercados regulados de comercialização de créditos para redução de gases do efeito estufa. O Trend Carbono Zero não irá investir em ações de empresas com compromissos de descarbonização, mas sim em contratos futuros de créditos de carbono negociados nos países onde esse mercado é regulado e mais líquido – atualmente os Estados Unidos e a Europa. O fundo replicará o IHS Markit Global Carbon Index por meio de exposição a cotas em um ETF no exterior, com alocação de 75% no mercado europeu e 25% no mercado norte-americano, sendo que o fundo terá um hedge cambial para tal exposição. Voltado ao público em geral, terá investimento mínimo de R$ 100, e taxa de administração de 0,5%, significativamente inferior ao de produtos semelhantes disponíveis no Brasil. O produto não possui taxa de performance e tem liquidez de D+5. O Trend Carbono Zero está disponível nas plataformas da XP e da Rico.

RKM Engenharia no mercado de criptoativos

Os processos comerciais estão cada vez mais digitalizados e a pandemia acelerou ainda mais esta necessidade do mercado. Na vanguarda do setor imobiliário, a incorporadora mineira especializada em imóveis de alto luxo, RKM Engenharia, aproveitou o momento para inovar e ser a primeira da América Latina a desenvolver uma proposta disruptiva para o levantamento de recursos financeiros por meio de criptoativos. Com a implantação do negócio, a RKM possui o único criptoativo no mercado imobiliário latino-americano e abre caminho para o setor, contribuindo para democratizar o acesso das construtoras e incorporadoras a recursos financeiros a fim de solucionar este, que é um dos principais desafios para o início dos projetos de obras. Em maio, a RKM preparou seu segundo movimento com a venda de 30 mil tokens, para acelerar ainda mais o uso de criptomoedas como forma de aquisição fracionada de seus empreendimentos.

Livraria Leitura inaugura lojas em São Paulo e Rio

Seguindo na contramão da crise, a Livraria Leitura irá inaugurar neste mês de junho mais duas lojas, reforçando sua posição como um marco na história do comércio brasileiro. A Leitura está presente em todos as regiões do Brasil com 86 lojas espalhadas em 20 estados e no Distrito Federal. As novas unidades no Shopping Jardim Sul em São Paulo (9ª na capital paulista e 18ª no estado), inaugurada no último dia 14/06 e no Shopping Tijuca-RJ (10ª loja na capital fluminense), irão oferecer as melhores sugestões de livros para seus clientes, além de suprimentos de informática, papelaria, presentes e produtos geek.

Grupo Hudson abre loja física

O período de isolamento social mostrou a importância de saber criar bons momentos em casa. Nesse cenário, itens de utilidades domésticas e decoração ganharam força no comércio, já que todos precisaram readequar o lar diante das novas necessidades percebidas. Seguindo essa tendência de reequipar o lar, os belo-horizontinos podem comemorar a chegada de uma loja que será referência em para produtos para casa. É que, em julho, a Capital vai ganhar a primeira loja física com a assinatura do Grupo Hudson. Localizada na rua Espírito Santo, 2.111, em Lourdes, região Centro-Sul, a estrutura conta com cerca de 300 metros quadrados e vai oferecer toda a linha de produtos importados pela empresa, incluindo ainda outras novidades. No novo endereço, os clientes encontrarão desde utilidades para cozinha e eletrodomésticos até itens de organização e mesa posta. A loja vai ter toda a linha de produtos importados, com marcas como Progressive, IDesign, Fackelmann, Joseph e Joseph, entre outras.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail