Mineira Dadosfera busca financiamento para internacionalização
A Dadosfera, plataforma mineira de dados, Inteligência Artificial (IA) e analytics, está se preparando para uma nova fase de investimentos e de expansão. O foco é se desenvolver para a última fase de go-to-market e também para a internacionalização da startup. A empresa, que já captou mais de US$ 2,2 milhões desde a fundação, em 2019, vai buscar, nos próximos meses, entre R$ 12 milhões e R$ 15 milhões de financiamento para acelerar o crescimento.
“Estamos na fase de estruturação da empresa, focando na margem operacional e em todos os indicadores do ponto de vista de investimentos. Com essa análise, vamos partir para uma série de financiamentos, não necessariamente por equity, mas por subvenção, dívidas e linhas tradicionais de banco. Também estamos muito focados na linha venture debt”, explicou o CEO da Dadosfera, Luís Otávio Martins.
Essa nova rodada tem como objetivo chegar à última fase de go-to-market, ou seja, levar ao mercado o produto desenvolvido. Ao contrário da maioria das empresas, a Dadosfera iniciou-se como uma consultoria, atendendo a grandes clientes corporativos. Assim, a empresa levou anos para sair de implementações robustas – na ordem de grandeza de milhões de reais para implementar plataformas de dados, IA e análise avançada -, passando para médias empresas até chegar, agora, ao último estágio, voltado para as microempresas e fundadores solo.
“Nesse go-to-market, queremos chegar às pequenas empresas e microempresas, mais especificamente aos profissionais autônomos e fundadores solo. Nesse segmento, encontramos um ticket médio menor, onde recebemos menos por cliente, mas conseguimos escalar não só em quantidade, como também na internacionalização.”
Martins explica que o produto vem sendo desenvolvido pensando não apenas no mercado brasileiro, mas no mercado mundial. Por isso, a expectativa é atender empresas de vários países. “As vendas serão feitas on-line, de forma escalável, com o objetivo de alcançar milhares de clientes e a internacionalização. Assim, deixaremos de depender do faturamento em um só país ou em um determinado papel-moeda.”
A plataforma funciona como uma IA corporativa – uma espécie de ChatGPT corporativo -, organizando e reunindo as informações das empresas e permitindo o acesso de forma eficiente e ágil. A startup centraliza todas as fontes de dados em um só local, visando democratizar o acesso e facilitar a tomada de decisões pelos usuários.
A startup oferece diferentes tipos de controle de acesso, de acordo com a necessidade de cada colaborador. Dessa forma, além de garantir alta segurança, as equipes não dependem exclusivamente dos profissionais especializados em dados para acessar as informações.
A Dadosfera também disponibiliza insights de maneira ilimitada por meio de ativos de dados. Isso significa que a plataforma pode extrair e oferecer continuamente análises, interpretações e recomendações a partir de um conjunto robusto de informações, sem restrições quanto à quantidade ou à frequência de acesso.
“Nós somos o caminho mais rápido entre dados e valor – valor para o negócio. Nosso objetivo é que presidentes, diretores e gerentes das empresas tenham um ChatGPT interno, uma IA corporativa capaz de fazer perguntas independentemente de onde os dados estejam. Nossa ferramenta é efetiva e eficiente. Isso é fundamental para que a IA não alucine, já que as informações dão suporte a decisões corporativas.”
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