Como gerir uma empresa 

Com um consumidor cada vez mais atento e que cobra posicionamentos das empresas em diversas frentes, como a responsabilidade social, é essencial que os gestores levem em consideração as demandas de diversos stakeholders em suas tomadas de decisão – sejam eles acionistas, funcionários, clientes ou mesmo ativistas. Diante desse cenário, a Benvirá, editora de negócios da Saraiva Educação, lança uma importante obra para ajudar nessa discussão: A empresa 360º.

A autora Sarah Kaplan, uma das mais respeitadas professoras da Rotman School of Management, da Universidade de Toronto, parte de exemplos de grandes empresas para falar das escolhas difíceis (ou trade-offs) no processo de tomada de decisão. Como fazer um produto barato para o cliente sem que isso leve à baixa remuneração dos próprios funcionários da empresa? Como melhorar as condições de trabalho da mão de obra sem reduzir o retorno ao acionista? A autora sugere algumas estratégias que podem ajudar os gestores, e ainda aponta a inovação como um caminho possível para que o negócio se mantenha equilibrado e bem-sucedido em meio a tantas pressões vindas de todos os lados. (A empresa 360º, Sarah Kaplan, editora Benvirá, 280 páginas, R$ 49,90)

Existe checklist para ficar rico?

A maioria das pessoas sonha em enriquecer, mas leva a vida no piloto automático e dificilmente analisa quais são os próximos passos para ter o presente e o futuro mais prósperos. O escritor best-seller e empresário Bruno Gimenes garante que existe sim um caminho para o enriquecimento ao apresentar em seu novo livro “Seja Rico” um checklist para ficar rico. Este lançamento estreia o selo MAP – Mentes de Alta Performance, da Luz da Serra Editora. São mais de 60 passos, com mensagens precisas que vão direto ao ponto, que as pessoas precisam fazer para alcançar o sucesso financeiro. (Seja Rico – Checklist para elevar o seu nível financeiro, Bruno Gimenes, Luz da Serra Editora, 320 páginas, R$ 69,90)

Exploração capitalista sobre o trabalho

Escrita em 1865, para a reunião do Conselho Geral da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT), Salário, Preço e Lucro é uma das mais importantes obras do filósofo, sociólogo e economista Karl Marx, no qual exibe uma análise sobre a disputa teórica do movimento operário mundial. Publicado pelo Grupo Editorial Edipro, o livro também apresenta pela primeira vez os elementos para a formação da teoria da mais-valia, um dos pilares centrais da economia marxista. O filósofo busca ainda criticar as concepções equivocadas da corrente de delegados influenciados pelo socialismo utópico.

O texto que Marx representou naquela reunião foi uma verdadeira demarcação de campo entre os revolucionários e os reformistas. Com um estudo profundo do cenário social e econômico do século XIX, Marx descreve 14 pontos para o desvelamento dos processos de produção, circulação de mercadorias, salário pago aos operários e o lucro burguês na sociedade capitalista. Esta edição de Salário, Preço e Lucro conta com uma introdução bem detalhada escrita pelo Doutor em Economia pela Unicamp, Edmilson Costa, que contextualiza os leitores sobre a época no qual a obra foi escrita e explica os elementos da teoria da mais-valia. (Salário, Preço e Lucro, Karl Marx, Editora Edipro, 96 páginas, R$ 35)

Agilidade organizacional

No momento em que os impactos da Covid-19 causam rápidas e profundas transformações no ambiente de negócios em todo o mundo, a Bain & Company, uma das maiores consultorias estratégicas do mundo, lança no Brasil o livro “Ágil do Jeito Certo”. Publicado pela editora Benvirá, ele já está disponível para pré-venda nas principais livrarias do País. Escrito por Darrell Rigby, Sarah Elk e Steve Berez, líderes das práticas de Inovação, Ágil, Modelo Operacional e Tecnologia Corporativa, a publicação dissipa os mitos e os conceitos errôneos que acompanharam o crescimento da metodologia ágil nos últimos anos. Uma delas é a ideia de que pode remodelar as organizações de uma só vez, por exemplo, ou que deve ser usada em todas as funções e em todos os tipos de trabalho.

Os autores afirmam e ilustram que as equipes ágeis podem realmente transformar o ambiente de trabalho, tornar as tarefas das pessoas mais gratificantes e turbinar a inovação, mas apenas se o método for totalmente compreendido e implementado da maneira correta. Implementado de maneira inadequada, como costuma ser, o método ágil pode levar a resultados decepcionantes ou até mesmo desastrosos. (Ágil do Jeito Certo, Darrell Rigby, Sarah Elk e Steve Berez, Editora Benvirá, 264 páginas, R$ 49,90)

Como nascem os copywriters?

Não se sabe como eles surgem, mas sabe-se o caminho para chegar até lá: eles precisam ler Copywriting – o método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano, publicado pelo pesquisador e escritor best-seller, Paulo Maccedo. Nas 288 páginas está a fórmula para ter o poder da comunicação com discursos persuasivos e vendedores que já renderam milhões de dólares. Leitura obrigatória para quem quer iniciar na área de copy, o “livro vermelho de copywriting” traz o resumo de mais de um século de desenvolvimento da escrita para vendas, passeia por fatos históricos, variadas escolas de copywriting e, ao mesmo tempo, mescla técnicas que já foram testadas por ele ou por outros profissionais. (Copywriting – O método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano, Paulo Maccedo, DVS Editora, 288 páginas, R$ 26,32 – e-book e R$ 49,68 – físico)

Mude ou Morra

O livro Mude ou Morra: Tudo que você precisa saber para fazer crescer seu negócio e sua carreira na nova economia, de Renato Mendes e Roni Cunha Bueno, fala sobre como a transformação digital impacta empresas, empreendedores e consumidores de todos os tamanhos e setores da economia. Muitas empresas estão fechando as portas porque ainda não se adaptaram – e não entenderam – ao funcionamento da nova economia. Com os impactos da pandemia e a aceleração da transformação digital a forma de se relacionar com os clientes mudou, e a forma de gerir a carreira também. Mude ou Morra ajuda a entender como funciona a nova economia para que se possa transformar as carreiras e empresas, descobrindo o mindset das startups de sucesso no Brasil e no mundo. (Mude ou morra: Tudo que você precisa saber para fazer crescer seu negócio e sua carreira na nova economia, Renato Mendes e Roni Cunha Bueno, Planeta Estratégia, 160 páginas, R$ 24,47)