Destinos turísticos de Minas em destaque na 50ª edição da ABAV Expo

Dentre os mais de 40 destinos presentes no evento, sete contam apoio do programa Check in Turismo, do Sebrae Minas

27 de setembro de 2023 às 12h59

img
Tiradentes é um dos destinos que estarão presentes na ABAV Expo e é apoiado pelo Check in Turismo | Adobe Stock

Mais de 40 destinos turísticos mineiros serão apresentados na 50ª edição da ABAV Expo, que será realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) entre os dias 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro. Esses destinos serão comercializados por cinco agências de receptivos do Estado.

A iniciativa é do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae Minas). O objetivo é promover e conectar a cadeia produtiva associada ao turismo do Estado ao mercado.

Os cinco receptivos mineiros convidados para participar da feira receberam capacitação do Sebrae Minas sobre o perfil dos compradores e visitantes da ABAV Expo, estratégias de apresentação e comercialização dos produtos turísticos, novos hábitos e comportamentos de consumo e tendências do setor.

Dentre os destinos que serão apresentados no Estande Minas Gerais, sete deles têm apoio do Check in Turismo. Esse programa é uma iniciativa do Sebrae Minas que oferece suporte empresarial aos pequenos negócios da cadeia produtiva associada ao turismo mineiro, e promove o desenvolvimento econômico local por meio da formação de lideranças e de ações de acesso a mercados.

Entre os destinos beneficiados que estarão na ABAV Expo estão: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (Itacarambi e Januária), Serra do Cipó, Diamantina, Belo Horizonte, Tiradentes, Rota Bahia-Minas, Serra do Espinhaço e Serra da Canastra.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, lembra que em 2022, Minas recebeu 30,9 milhões de turistas, o maior fluxo de visitantes no Estado desde a série histórica registrada pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais, iniciada em 2008.

“Embora a cadeia produtiva do turismo venha se fortalecendo no estado, ainda há um enorme potencial a ser explorado. Para evidenciá-lo, o Sebrae Minas desenvolve projetos que têm ampliado a visibilidade e o acesso aos destinos mineiros, resultando no incremento da atividade turística e no surgimento de novos negócios nesses destinos”, afirma.

Estímulo ao turismo mineiro

Além de dar mais visibilidade em feiras e eventos do setor, os projetos desenvolvidos pelo Sebrae Minas também incluem ações como a elaboração de estudos e pesquisas para a identificação e promoção de novas ofertas turísticas.

Além disso, há ainda a formatação de roteiros que serão comercializados pelas agências e receptivos turísticos da região e a realização de capacitações para a melhoria da gestão dos negócios locais do setor turístico.

“Nos últimos dois anos, já mapeamos o potencial turístico de mais de 60 municípios no estado. Desses, 45 já têm plano de trabalho em execução e 47 cidades já foram atendidas por Agentes de Roteiros Turísticos. Nosso objetivo é reposicionar os destinos já conhecidos, para que estejam preparados para oferecer experiências memoráveis aos visitantes”, explica.

Projetos do Check in Turismo

Check in Minas: evento criado com o objetivo de promover os destinos e o acesso ao mercado para pequenos negócios, por meio de Rodada de Negócios, Fan Tours, Press Trips e ações promocionais.

Check in na Rota das Oportunidades: metodologia que tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico local com a ajuda de soluções voltadas para o território como: dimensões DEL e dos estágios de maturidade dos destinos turísticos.

Check in Negócios: produtos criados para atender as especificidades dos pequenos negócios do setor, melhorando a gestão e operação desses empreendimentos para que possam alcançar melhores resultados.

Icone whatsapp

O Diário do Comércio está no WhatsApp.
Clique aqui e receba os principais conteúdos!

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail