Detroit Steakhouse vai expandir operação em Minas
A rede de restaurantes Detroit Steakhouse, nascida em Goiânia, pretende expandir as suas operações pelo Brasil, especialmente em Minas Gerais, onde vislumbra um bom mercado. A meta é, em dez anos, abrir 50 pontos de vendas no Estado que, atualmente, só conta com um restaurante da rede localizado em Varginha, no Sul de Minas, onde emprega cerca de 40 pessoas. No Brasil, são 28 unidades em funcionamentos e outros 22 contratos já assinados. “Queremos abrir restaurantes tanto na capital de Minas Gerais quanto em outras cidades, até porque é o Estado com mais municípios no País”, conta o sócio-diretor da marca, Fábio Marques Jr. As cidades mineiras que já estão na mira são Belo Horizonte, Contagem, Betim, Ribeirão das Neves, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares e Ipatinga. Segundo Marques, os diferenciais da rede de franquias são a decoração, toda pautada pelo estilo de vida norte-americano, e o preço acessível, o que permite o acesso do público das classes B e C. “Posicionamos nossa marca para não atender somente a classe A, mas principalmente, as classes B e C. Temos um produto de qualidade, mas com o preço competitivo. Conseguimos replicar um ambiente americano sem sair do Brasil. Em nossos restaurantes, passamos na televisão programação de esportes, não só de futebol, mas futebol americano, beisebol, basquete, tudo o que é bastante comum nos Estados Unidos. Trabalhamos muito essa experiência nos pontos de vendas. Nossa decoração é toda americana, focada nos esportes, nos carros e também em personalidades e na cidade de Detroit”, explica. Com a ideia de chegar a 100 pontos de vendas no ano que vem, a expectativa é aumentar o faturamento da rede em 150%. Para atrair investidores, a divulgação tem sido intensa, principalmente em shoppings e feiras de franquias. Para o franqueado, há duas possibilidades de investimento. A primeira é o formato de restaurante, no qual o investimento inicial é de R$ 580 mil, fora o custo da reforma e adaptação do imóvel. Neste formato, são empregadas cerca de 40 pessoas. Mas há também o formato express, focado no fast food, que prevê um investimento inicial de R$ 250 mil e cerca de 10 funcionários. A rede também oferece a possibilidade do negócio 2 em 1, ou seja, com uma única cozinha, pode atender ao restaurante e também ao formato express. Todos os modelos comportam ainda o delivery. Leia também: Pizza Hut vai abrir loja no Aeroporto de Confins Transformação – A marca teve início em 2011, quando já almejava expandir o negócio para o formato de franquias, o que aconteceu somente em 2014. No início, eram somente três pontos de venda e hoje, a rede já conta com 50, entre pontos em funcionamentos e vendidos. Foi necessário começar com lojas próprias antes de se tornar uma rede de franquias, para padronizar o negócio e, então, crescer. “A ideia era trabalhar com franquias desde o começo, mas qualquer negócio precisa de uma fase de estudo, adaptação e padronização para franquear. Então, começamos com este processo, organizamos a casa inteira, estabelecemos os padrões de procedimentos operacionais, desde como grelhar uma carne, assar uma costela e fazer o molho, até a definição do cardápio. Esta é uma maneira fácil de replicar o negócio”, conclui o sócio-diretor da Detroit Steakhouse, Fábio Marques Jr.
Ouça a rádio de Minas