Veja 6 dicas para atrair os clientes durante o Carnaval

Setores ligado à economia criativa, como cultura, moda, design, música, artesanato, audiovisual, além das áreas de alimentação e bebidas, beleza e turismo são os que mais se beneficiam com a folia

24 de janeiro de 2024 às 15h13

img
MEIS do ramo de moda e acessórios podem apostar em produtos personalizados como camisetas, abadás, bijouterias, bolsas e fantasias | Crédito: Ana Alice Mello/Divulgação

O Carnaval é um período de grande movimentação econômica não apenas pelo fluxo de turismo, mas também pela oportunidade que empresários de diversos setores têm de atrair mais clientes e vender mais durante as festas, aumentando a rentabilidade do negócio.

Ter planejamento, investir em marketing digital e proporcionar uma experiência personalizada ao cliente são alguns dos fatores-chave para quem deseja lucrar mais.

Tamanho é o potencial da festa momesca que o Sebrae criou uma lista com dicas e estratégias para os empresários que desejam atrair mais clientes e alavancar as vendas no período:

  • Criatividade: atualize sua marca nas redes sociais com uma identidade visual para o Carnaval, incluindo elementos visuais característicos da festa;
  • Capacitar sua empresa: invista em marketing digital para melhorar as vendas on-line e a presença nas redes sociais também é importante;
  • Espaço físico: a loja física também requer atenção e uma decoração especial – crie um ambiente que proporcione uma boa experiência para o cliente;
  • O consumidor também deseja ser bem atendido e alguns detalhes como som ambiente e brindes podem ser outros diferenciais;
  • Estoque: é importante estar atento para não perder vendas. Fique ligado nas novidades e lembre-se que o fornecedor é parte fundamental nesta etapa. Se possível, faça uma reposição completa, considerando as variedades do produto (cor, tamanho, modelos);
  • Parcerias: diversifique os fornecedores e confira as melhores condições de prazo, qualidade, preço e prontidão de estoque.

Carnaval de Belo Horizonte.
O comércio está autorizado a abrir durante o Carnaval de Belo Horizonte | Crédito: Bartucada / Reprodução Facebook

Setores que mais se beneficiam com o Carnaval

Setores ligados à Economia Criativa, como Cultura, Moda, Design, Música, Artesanato, Audiovisual, além das áreas de Alimentação e Bebidas, Beleza e Turismo são os que mais se beneficiam com a folia.

O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Décio Lima, lembra que o Carnaval movimenta toda a economia brasileira, gerando oportunidades na geração de emprego e até mesmo inclusão em diversos segmentos.

“O Brasil inteiro se envolve com o período, seja o Maracatu e o Frevo, em Pernambuco, sejam as escolas de samba no Rio de Janeiro ou São Paulo. O Carnaval aquece o turismo, o comércio e os empreendedores conhecem o potencial econômico dessa data”, ressalta.

Já a coordenadora de Economia Criativa do Sebrae, Denise Marques, afirma que a festa desperta os empreendedores criativos movidos à paixão pelo que fazem.

“É o momento ideal para validar e testar seu negócio, a fim de gerar um engajamento com seu público-alvo. Depois é seguir o fluxo de qualquer empreendimento, que é ter de fato um CNPJ e alcançar novas oportunidades”, complementa.

Camisas levam estampas voltadas à arte, música, poesia e gastronomia mineira | Crédito: Carol Pietá/Divulgação

A microeempreendedora e guitarrista Carol Pietá, por exemplo, considera a personalização de camisetas uma forma estratégica para atrair clientes no Carnaval.

A experiência também garante boa oportunidade durante o período festivo. Para este ano, ela aposta em camisetas com frases criativas para venda em Belo Horizonte.

“É uma experiência singular para quem é apaixonado por música, arte, poesia e gastronomia mineira, por exemplo. Você consegue mergulhar no universo do consumidor para poder fechar o período de vendas com bons resultados”, sugere.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail