Estamos iniciando o segundo semestre de 2022 e, neste momento, te pergunto: Este tem sido um ano bom? Está mais próximo de atingir seus objetivos? Como andam as suas metas? Perguntas que, embora propositalmente bem vagas, com certeza ainda assim fazem sentido e refletem as preocupações de muitos de nós, quer sejamos empresários, gestores, empreendedores… Muito provavelmente você pensou em seus objetivos corporativos, nos resultados financeiros que almeja alcançar, ou até mesmo em alguma das metas da sua lista de “resoluções de ano novo”. E nenhum problema quanto a isso, mas o meu convite hoje é para que você se questione sobre como estão seus resultados como consumidor. Em tempos das novas economias, do capitalismo de stakeholders, das práticas ESG, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU (ODS), que tipo de consumidor é você?
De acordo com o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, BreakingthePlasticWave, atualmente, 11 milhões de toneladas de plástico são despejados nos oceanos, todos os anos, sendo o equivalente a um caminhão de lixo a cada minuto. Infelizmente, este é apenas um dentre inúmeros dados de pesquisas que apontam para uma degradação do nosso planeta.
PUBLICIDADE
Sem consumo a vida não é possível. Precisamos consumir ar para respirar, água e alimentos para nos nutrir, mas a recíproca também é verdadeira. Sem vida o consumo também não é possível. Nenhuma estratégia de marketing, aporte de capital ou inovação tecnológica será necessário se não houver mais vida. Portanto, quer seja sua motivação preservar a própria vida, quer seja preservar seus negócios, não há outra saída, é preciso mudar a forma de consumir.
Consumir de forma consciente significa compreender toda a cadeia de produção e consumo que existe por trás de uma aquisição, uso ou descarte de um produto. É refletir sobre como o seu comportamento de consumo impacta as organizações, a sociedade e o planeta.
Na prática, é conhecer melhor a origem dos produtos e priorizar aqueles que não agridem a natureza, os animais e os humanos. É evitar o desperdício de alimentos, planejar suas compras de roupas, não deixar a luz acesa em ambientes desocupados. É não colocar os alimentos ainda quentes na geladeira, separar o lixo para reciclagem, pedir a nota fiscal em suas compras. É dar preferência por produtos de empresas que preservam ecossistemas, usam energia limpa, reciclam sua matéria prima. É se recusar a comprar de empresas que extorquem seus fornecedores com contratos leoninos, exploram seus funcionários, praticam corrupção. Consumir de forma consciente é assumir ativamente a sua responsabilidade na manutenção da vida.
De acordo com a ODS 12, “Produção e Consumo Sustentáveis”, até 2030 devemos alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais; reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; incentivar as empresas a adotar práticas sustentáveis; promover práticas de compras públicas sustentáveis, dentre outros.
PUBLICIDADE
2030 já está aí, e você o que fez a respeito?