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Divino Fogão celebra 40 anos e planeja expansão em Minas, a começar por Contagem

A rede de franquias já possui 12 unidades no Estado, mas pretende atingir a marca de 20 operações até 2027
Divino Fogão celebra 40 anos e planeja expansão em Minas, a começar por Contagem
Foto: Divino Fogão / Divulgação

A rede Divino Fogão está celebrando 40 anos de atuação no mercado e espera abrir mais 16 unidades no Brasil até o final do ano. Dentre os lançamentos previstos para 2024, está a inauguração de uma franquia em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A cidade ainda poderá receber outra operação da marca nos próximo meses.

Atualmente, a empresa possui 218 pontos de vendas no Brasil, dentre eles, 12 em Minas Gerais. As unidades mineiras estão localizadas em:

  • Belo Horizonte;
  • Betim, na Grande BH;
  • Juiz de Fora, na Zona da Mata;
  • Uberlândia
  • e Uberaba, no Triângulo Mineiro.

A operação mais recente foi inaugurada no último sábado, no shopping DiamondMall, na região Centro-Sul da capital mineira.

De acordo com o diretor de Expansão e Operações do Divino Fogão, Emiliano Silva, a expectativa da rede é alcançar a marca de 300 operações no País, sendo 20 no Estado, até 2027.

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Segundo ele, a rede vem apresentando um crescimento acima do esperado. Ele explica que esse avanço tem acontecido de forma orgânica, com muitos empresários procurando a empresa para se tornarem parceiros da marca.

Expansão em Minas Gerais

No caso de Minas, a nova unidade do Divino Fogão prevista para Contagem deve ser instalada no shopping Só Marcas Outlet ainda em 2024. A rede também está negociando mais um lançamento em outro shopping da cidade para os próximos meses.

Emiliano Silva ressalta que a empresa também conta com outros municípios mineiros no radar, como Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, Ipatinga e outras cidades da região do Vale do Aço. “Nós só não crescemos ainda mais em Minas por falta de franqueados”, pontua.

De acordo com Silva, Minas Gerais está entre os cinco estados com mais lojas da marca no País. Ele lembra que a empresa demorou a chegar ao Estado devido ao receio de entrar em uma região marcada pela qualidade da culinária local. “Nós tomamos muito cuidado para entrar em Minas, e acabamos adaptando a nossa comida a muitos pratos mineiros”, relata.

Silva ainda explica que o desempenho dessas operações varia conforme a atuação de cada franqueado: quanto mais presente, melhor a performance. Ele garante que nenhuma franquia presente no Estado apresentou prejuízo, e que a rede também nunca precisou fechar uma unidade em Minas. “Todas as lojas em Minas Gerais são rentáveis”, garante.

Modelo de negócio do Divino Fogão

As cidades com mais de 250 mil habitantes são consideradas as mais aptas a receberem uma operação do Divino Fogão. No entanto, o diretor de Expansão e Operações da rede, Emiliano Silva, pontua que a empresa também possui operações em municípios menores. Quanto ao perfil de franqueados, Silva destaca a forte presença de familiares no negócio, além do crescimento no número de mulheres parceiras da marca.

O custo médio para montar uma loja da marca é de R$ 980 mil. A taxa média de franquia é de R$ 80 mil e de royalties, 4%. De acordo com Silva, essas unidades possuem, em média, R$ 50 mil de capital de giro. Já o faturamento médio dessas operações é de R$ 217 mil, com rentabilidade média de 17% e tempo médio de retorno do investimento de 36 meses.

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