Em expansão, DMA Distribuidora inaugura primeiro Mineirão Atacarejo de Sarzedo

O grupo DMA Distribuidora irá inaugurar, nesta quinta-feira (24), a primeira loja da rede Mineirão Atacarejo em Sarzedo, na Região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Além desta operação, a varejista mineira planeja outras cinco inaugurações de unidades das bandeiras Mineirão e Epa Supermercados no mês de dezembro.
De acordo com o diretor da DMA Distribuidora, Roberto Gosende, a nova loja da rede de atacarejo foi construída em um terreno de 6 mil metros quadrados (m²), e terá 3 mil m² de área de venda, além de 16 checkouts, popularmente conhecidos como caixas, e estacionamento com 160 vagas.
A expectativa de Gosende é de que essa operação, localizada na avenida Juscelino Dias Magalhães, no bairro Brasília, possa gerar cerca de 200 empregos diretos na região.
O diretor do grupo varejista explica que a escolha pela cidade de Sarzedo foi motivada pela grande densidade populacional do município, além do fato da região não contar com o tipo de serviço que é oferecido pela empresa.
“Temos certeza que seremos muito felizes nessa cidade. As expectativas são as melhores possíveis”, disse.

Expansão do grupo DMA
Gosende ressalta que a varejista mineira ainda espera abrir outras cinco lojas até o final do ano, todas previstas para o início de dezembro.
Dentre os lançamentos previstos, quatro são da bandeira Mineirão Atacarejo, sendo que três unidades serão abertas na Bahia, e uma em Minas Gerais. A outra inauguração é da rede Epa Supermercados, em Belo Horizonte.
Confira a lista de cidades que receberão as novas unidades das redes Mineirão e Epa neste ano:
- Belo Horizonte (MG) – duas lojas (Mineirão Atacarejo e Epa Supermercados);
- Vitória da Conquista (BA) – duas lojas (ambas da bandeira Mineirão Atacarejo);
- Feira de Santana (BA) – uma loja (Mineirão Atacarejo).
A loja do Epa em BH está sendo construída próximo à avenida Bernardo Vasconcelos, no bairro Palmares, região Nordeste da capital mineira. Já a nova operação do Mineirão em Belo Horizonte será inaugurada no bairro Jardim Vitória, também na região Nordeste da Capital, próximo ao Anel Rodoviário.
No total, de acordo com Gosende, a bandeira Mineirão possui 37 lojas distribuídas por quatro estados brasileiros, sendo 27 unidades em Minas, oito na Bahia e outras duas em Pernambuco e Rio Grande do Norte. Dessa forma, a rede espera superar a barreira das 40 operações ainda neste ano. Já o Epa Supermercados possui 123 unidades, todas em Minas Gerais.
Conforme destaca o diretor da DMA Distribuidora, esse grande volume de inaugurações previstas para dezembro, período marcado pela alta no consumo, é um fator que pode contribuir para os resultados da empresa em 2024.
“Com certeza, haverá um crescimento significativo com esse volume de aberturas de lojas”, avalia.
Gosende também relata que, com estas inaugurações, a empresa alcançará a marca de 24 novas operações das redes Epa Supermercados e Mineirão Atacarejo, somadas.
Vale destacar que esse número inclui as lojas que eram ocupadas por operações da rede Supernosso e foram convertidas em Epa Premium, lançada no final de 2023, e Epa Plus.
O dirigente pontua que o lançamento das operações premium ocorreu devido à oportunidade de ocupar esses locais – que já pertenciam ao grupo, mas estavam ocupados por outras empresas – e lançar uma nova marca na Grande BH. Ele ainda explica que a expansão dessas unidades para outras cidades e regiões irá depender dos estudos que são realizados pela varejista.
“Por enquanto nós iremos manter essas lojas na Grande BH. Possivelmente pode ser que lançamos outras. Nada impede que isso aconteça”, completa.

Expectativas para 2025
Além dos lançamentos que ocorreram ao longo deste ano, Gosende aponta que a empresa espera abrir mais 20 lojas das bandeiras Mineirão e Epa em 2025. Dentre elas, está a segunda unidade da rede Mineirão em Pouso Alegre, na região Sul de Minas Gerais, que deverá ser inaugurada em janeiro do próximo ano.
No entanto, o diretor ressalta que essa quantidade prevista pode ser maior ou menor dependendo do que ocorrer no cenário econômico, principalmente, em relação ao mercado de trabalho.
“Há dificuldade para encontrar todo tipo de mão de obra, das mais simples até às mais sofisticadas”, conclui.
Ouça a rádio de Minas