Doações e “vaquinhas” on-line cresceram 166%

27 de janeiro de 2021 às 0h15

img
#Negócios | Imagem: Pexels / Arte: Will Araújo

A solidariedade esteve em alta em 2020. O Vakinha, site de vaquinhas on-line do Brasil, teve uma alta de 166% nas doações. Enquanto em 2019 foram registradas 1,2 milhão de doações, em 2020 o número foi de 3,2 milhões. Além disso, o último ano teve um total de 800 mil campanhas de arrecadação abertas, um crescimento de 100% se comparado a 2019, que registrou 400 mil.

Com a pandemia que acompanhou a população brasileira durante quase todo o ano de 2020 e a retração econômica provocada pela crise sanitária, o aumento das doações financeiras surpreende. De acordo com o CEO do Vakinha, Luiz Felipe Gheller, a resposta para esse fenômeno é justamente a empatia com aqueles que foram mais prejudicados durante o período. “Todo o cenário caótico do último ano certamente despertou mais o lado solidário do brasileiro. Acredito que muitos dos que estavam em situação financeira estável se viram tocados pelas causas daqueles que mais precisavam”, afirma.

Exemplo disso, o número de campanhas saltou de 196 mil para mais de 379 mil entre março e agosto de 2020, época que marcou o início da pandemia no Brasil. Em paralelo, as arrecadações também cresceram: R$ 15 milhões em vaquinhas criadas a partir do coronavírus no período.

“Ficamos felizes de ver que o aumento de doações é ainda maior que o aumento de campanhas abertas. Esse com certeza é um resultado gratificante. E para acompanhar todo esse crescimento, o Vakinha também está expandindo seu espaço e dobramos o nosso quadro de colaboradores, de 15 funcionários para 32”, enumera Gheller.

Ainda para acompanhar esse sentimento de solidariedade crescente na população, o Vakinha lançou em dezembro o Clube de Doadores. A iniciativa reúne os interessados por diferentes temas, como educação, saúde, causa animal, entre outros, para se tornarem membros e fazerem doações mensais para os clubes de seus interesses.

O Vakinha, por meio de uma curadoria especializada, escolhe mensalmente as causas de cada segmento para compor o portfólio de beneficiários de cada clube. A rede de solidariedade também permite que qualquer pessoa faça cadastro e crie suas campanhas de arrecadação.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail