O’gin agora é Don Luchesi e amplia categorias de destilados produzidos
Dona de reconhecimentos em todos os continentes, a marca O’Gin, produzida em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), agora assume o nome Don Luchesi Destilary e se prepara para uma série de lançamentos até o Carnaval. Além de novos rótulos de gin, serão fabricados outros destilados, como vodka, uísque e tequila, entre outras bebidas.
De acordo com o sócio e “mente criativa” da Don Luchesi, Alexandro Luchesi, a mudança marca uma nova fase da empresa, fundada há seis anos.
“Começamos como uma fábrica de gin e, até o ano passado, fabricávamos o O’Gin, que chegou a ser o gin mais premiado do mundo. Descobrimos que temos capacidade e qualidade de produção para fabricar outros produtos. Então, a partir de 2026, deixamos de ser uma fábrica de gin para ser a Don Luchesi Destilary. Vamos fabricar vodka, licores, raízes amargas, conhaques, energéticos, rum e até uísque. Nosso objetivo é nos tornarmos, nos próximos cinco anos, uma das maiores destilarias do Brasil”, explica Luchesi.
O investimento de R$ 10 milhões, até o fim de 2026, feito com recursos próprios, engloba o desenvolvimento dos produtos, a compra de equipamentos e a estratégia de lançamento. A planta, de 1,2 mil metros quadrados, com capacidade para produzir até 2 milhões de garrafas por mês, vai absorver a produção de vodka, cachaça e rum. As bebidas em lata, energéticos, licores e vinho serão, por enquanto, produzidos por empresas terceirizadas, para evitar contaminação cruzada, mas o objetivo é integrar a produção em três anos.
“Determinados tipos de bebida não podem ser produzidos no mesmo ambiente por causa do risco de contaminação. Por isso, vamos terceirizar a produção com parceiros da região metropolitana e, em um futuro próximo, aproveitar o espaço que temos aqui para criar um ‘polo produtor’, com plantas individualizadas para cada tipo de produto, garantindo a qualidade e facilitando a logística”, afirma.
“Entre os novos produtos, o gin Norry’s já foi lançado e o Doctor Gin chega às gôndolas ainda em novembro. O Matte 40 Graus será lançado exclusivamente no Carnaval do Rio de Janeiro, e as ices ‘Chups’ no Carnaval de Belo Horizonte. As vodkas e os licores ‘Moo’ chegam entre janeiro e fevereiro de 2026, e a tequila ‘Jackie Tequila’, em julho do próximo ano.”
“Com os novos destilados, cobrimos as sazonalidades do consumo de gin, mantemos a atividade da fábrica regular e damos sustentabilidade ao negócio.”
Empresa mira mercado externo e pede combate à falsificação de bebidas
Além de uma maior distribuição no Brasil, a Don Luchesi já planeja a internacionalização, e as conversas com Portugal e com os países de língua portuguesa na África já começaram. Para cumprir o planejamento, a empresa está ampliando a equipe, atualmente formada por 15 profissionais. Os setores de produção, administrativo e, principalmente, o comercial estão sendo reforçados.
As novidades da Don Luchesi estão sendo anunciadas em um momento em que as bebidas destiladas estão sob suspeição no Brasil, diante do escândalo de contaminação por metanol e falsificações iniciado em São Paulo, no fim de setembro, e que se espalha pelo País.
As vendas dos rótulos O’Gin chegaram a cair 90% no início de outubro e, agora, a retração em relação ao mesmo período do ano passado está em 40%. Para o empresário, a crise gera uma oportunidade para o setor se reorganizar e se unir, deixando claro para os consumidores a diferença entre as marcas responsáveis e regularizadas e as clandestinas, além da necessidade de que o mercado seja mais fiscalizado.
“O mercado precisa aproveitar essa oportunidade para melhorar. Quem fabrica não contamina. A contaminação é um crime; isso é falsificação. Quem fabrica não quer que o consumidor adoeça ou morra. Quem falsifica não tem compromisso nem conhecimento técnico para impedir que o produto faça mal às pessoas. De tudo isso, entendo que a população está aprendendo a prestar atenção no que consome e a valorizar os produtores éticos. O setor precisa se unir, e o governo disponibilizar ferramentas para que as pessoas verifiquem a procedência do que estão comprando. O governo diz, por exemplo, ‘só compre de quem tem registro no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento)’, mas em qual site verifico se a empresa é regular ou não? É preciso educar a população para escolher bem”, destaca o cofundador da Don Luchesi Destilary.
Próximos passos da Don Luchesi Destilary
Nova fase
A marca mineira O’Gin, reconhecida internacionalmente, passa a se chamar Don Luchesi Destilary e amplia sua atuação no mercado de bebidas premium.
Investimento
R$ 10 milhões até o fim de 2026, com recursos próprios.
Capacidade produtiva
2 milhões de garrafas por mês
Planta de 1,2 mil m² em Lagoa Santa (RMBH)
Novos produtos
- Gin Norry’s (já lançado)
- Doctor Gin (novembro/2025)
- Matte 40 Graus (Carnaval do Rio)
- Ices “Chups” (Carnaval de BH)
- Vodkas e licores “Moo” (jan-fev/2026)
- Tequila “Jackie Tequila” (jul/2026)
Meta
Tornar-se, em cinco anos, uma das maiores destilarias do Brasil.
Internacionalização
Negociações com Portugal e países africanos de língua portuguesa.
Empregos
Equipe atual: 15 profissionais.
Contratações em curso para produção, administração e área comercial.
Ouça a rádio de Minas