Gin fabricado em Lagoa Santa conquista prêmios

12 de dezembro de 2020 às 0h17

img
Laiza Machado toque especial de ora-pro-nóbis na receita | Crédito: Divulgação/Don Luchesi

No mercado há dois meses, o gin tipicamente mineiro da destilaria Don Luchesi, produzido em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), já está sendo reconhecido nacional e internacionalmente. A bebida, que conta com um toque especial de ora-pro-nóbis na receita, foi a única do tipo premiada na Expo Cachaça 2020 e levou Medalha de Ouro em um dos mais importantes prêmios de excelência em bebidas, o The Gin Masters 2020.

De acordo com a diretora da destilaria, Laiza Machado, trata-se do primeiro produto lançado pela marca – o London Dry Gin, cuja composição conta com dez botânicos. Segundo ela, a bebida tem notas zimbradas seguidas de cítricas e um leve herbal, que contribuem para a profusão de sabores. Tal combinação dá uma leve pungência de especiarias.

“O sucesso e o reconhecimento estão, justamente, na qualidade e na diversidade dos ingredientes. Nosso processo de produção inclui matérias-primas importadas e o nosso mineiro ora-pro-nóbis, além de ser todo artesanal”, afirmou.

A premiação do The Global Spirits Masters no Reino Unido foi criada em 2008 e suas competições são separadas por 18 tipos de bebidas. Entre os critérios observados na competição, estão a aparência do produto, aroma, paladar e equilíbrio geral. Já o Concurso Anual e Nacional da Cachaça, Bebidas Mistas e Outros Destilados Produzidos no Brasil, Edição 2020 da Expocachaça é também um prêmio inédito e de grande importância no setor, porque utiliza critérios rígidos de avaliação.

Por isso, para a executiva, os prêmios são o reconhecimento do minucioso trabalho que a destilaria vem praticando há um ano, desde que iniciou a produção.

A fábrica, a maior destilaria artesanal de Minas Gerais e uma das mais modernas do Brasil, demandou aportes de mais de R$ 2 milhões em equipamentos e insumos.

Na estrutura atual de um galpão de 448 metros quadrados, a destilaria possui capacidade de produzir 50 mil garrafas de gin por mês, mas, inicialmente, serão fabricados de 300 a 400 litros da bebida por dia.

Conforme Laiza Machado, à medida que a demanda for aumentando, novos aportes poderão ser realizados. E a expectativa para 2021 é de um crescimento de dois dígitos e a consolidação da marca em todo o território nacional.

“O ano de 2020, apesar das dificuldades em dar início às vendas por conta da pandemia, foi muito importante para a destilaria Don Luchesi. As vendas tiveram início há dois meses e a aceitação do produto tem sido surpreendente”, ressaltou.

Batizado de O’Gin, a bebida é fruto da experiência da empresária e do esposo, que visitaram oito países – entre os quais Inglaterra, Tailândia, Itália e França – até chegar ao produto final.

Destilaria tem capacidade para produzir 50 mil garrafas de gin/mês | Crédito: Divulgação/Don Luchesi

Novos produtos – A fábrica em Lagoa Santa irá abrigar também outras linhas de produção de guarnição para drinques e outros destilados. Entre os produtos que já estão testados e serão lançados em janeiro de 2021, o Gin Rose Lemonade, uma bebida suave e aromática; o Be Proud, um gin desenvolvido a partir de incansáveis pesquisas e validação da comunidade LGBTQIA+; e o gin negro, que altera a cor quando misturado com a água tônica.

Também está em desenvolvimento o Old Tom Gin, um tipo de bebida mais adocicada e de coloração avermelhada, ainda não fabricada no Brasil. Até julho de 2021, a marca terá em seu portfólio 12 tipos de gins e destilados.

Por fim, o laboratório da destilaria também está elaborando chás e infusões para acompanhar a bebida, outra exclusividade da marca, que recebe o nome de The Garnishes. Serão dez tipos de chás gelados e seis modalidades de chás para gins. O equipamento para produção dessas novidades é outra inovação que a marca importa para o Brasil, com exclusividade.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail