Drogaria Araujo planeja crescimento nos canais digitais

A Drogaria Araujo planeja expandir o desempenho no e-commerce em 2024. Atualmente, os canais digitais respondem por 14% do faturamento da empresa. A expectativa é aumentar essa participação em três pontos percentuais, chegando a 17% do total. Que, aliás, também deverá crescer neste exercício e chegar a R$ 4,4 bilhões.
De acordo com a superintendente de marketing e cliente da rede mineira, Adriana Caram Borlido, canais como site, aplicativo e WhatsApp não atendem apenas os clientes mineiros, mas também os de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Daí a aposta para a participação no negócio. “O digital vem crescendo exponencialmente dentro da companhia”, diz.
Para se ter uma ideia, estudo realizado pela SimilarWeb, mostra que a Drogaria Araujo possui 1,6% de traffic share do varejo farmacêutico no País, além de 900 mil visitantes únicos mensais em seu site e 280 mil usuários ativos mensais em seu aplicativo.
Quanto às lojas físicas, Adriana Borlido afirma que a empresa não possui planos, no curto e médio prazo, de expandir a atuação para outros estados. O foco da empresa, neste momento, é fortalecer a presença em Minas Gerais. “Ainda há muitos municípios importantes no Estado onde ainda precisamos chegar. Portanto, nossa perspectiva é, a princípio, continuar mais regionalizado aqui em Minas”, explica.
Atualmente, a rede possui 320 unidades em funcionamento e a expectativa é encerrar o ano com 340 operações distribuídas por 61 municípios mineiros. A superintendente de marketing da Araujo ainda ressalta que, de maneira geral, as inaugurações previstas para 2024 estão bem distribuídas quanto ao número de lojas por regiões.
Crescimento no período pós-pandemia
Segundo Adriana Borlido, a varejista mineira vem apresentando crescimento de aproximadamente 20% ao ano desde a pandemia de Covid-19. Ela ainda avalia que o período da pandemia contribuiu para trazer de volta o protagonismo do profissional farmacêutico. É que durante a quarentena, as farmácias puderam manter suas portas abertas para oferecer os primeiros atendimentos à população. Por isso, a superintendente também destaca a importância das drogarias no combate à Covid-19. “Para se ter uma ideia, fomos responsáveis por 60% de todos os testes de Covid realizados em Minas Gerais”, recorda.
A atuação como um hub de saúde foi um dos fatores que contribuíram para o desempenho apresentado pela empresa no período pós-pandemia.

Marca própria e conveniência
A Drogaria Araujo também espera superar a barreira dos 400 itens da marca exclusiva Mió, disponíveis no mercado ainda neste ano. A marca própria da rede foi criada há cinco anos e já oferece produtos de quase todas as categorias, apresentando crescimento acima do esperado pela empresa.
Segundo Adriana Borlido a meta para os próximos anos é manter o bom desempenho apresentado no segmento. No entanto, ela ressalta que o grande diferencial da rede mineira está no mix de produtos, que vai além dos itens de marca própria, incluindo itens de fabricantes parceiros. A rede defende que o papel da Mió é valorizar a própria Araujo e oferecer produtos de qualidade com baixo custo ao consumidor.
“O diferencial da Araujo é poder contar com mais de 25 mil produtos nas lojas. Para isso, é preciso trabalhar com todos os grandes fornecedores do Brasil, que já são nossos parceiros de longa data. E o papel da nossa marca é se tornar uma lovemark entre os consumidores”, explica.
Outro ponto forte da empresa, segundo a superintendente, é a capacidade de oferecer uma ampla gama de medicamentos – tanto os de rotina quanto os manipulados e genéricos – e também produtos de conveniência. Ela lembra que a Drogaria Araujo foi a primeira drugstore do Brasil a trabalhar no modelo importado dos Estados Unidos.
“Trabalhamos em todas as frentes. Foi isso que fez a Araújo chegar onde chegou. E é essa conveniência que oferecemos para o mineiro que nos coloca como Top of Mind no Estado”, orgulha-se.
Por fim, Adriana Borlido fala que o formato adotado pela empresa, com produtos farmacêuticos e de conveniência, já está consolidado em outros países. “Entendemos que saúde e conveniência não concorrem, pelo contrário, entregamos um serviço de integralidade para o cliente”, conclui.
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