Drogaria Araujo deve abrir 50 lojas com investimentos de R$ 100 milhões

A Drogaria Araujo prevê investir cerca de R$ 100 milhões na abertura de novas lojas em 2023. Ao todo serão inaugurados 50 pontos de vendas em diferentes cidades mineiras. A rede já conta com mais de 300 unidades espalhadas por quase 50 municípios do Estado e prevê a entrada em mais 11 diferentes localidades neste exercício. Com os aportes, quase mil postos de trabalho serão criados, somando-se aos aproximadamente 10 mil colaboradores da rede.
Os planos e expectativas para o ano não param por aí. Depois de alcançar a casa dos R$ 3 bilhões em faturamento em 2022, representando crescimento de 20% sobre o apurado em 2021, a empresa espera repetir o feito neste exercício e crescer outros 20%. Caso a projeção se confirme, a Araujo deverá encerrar 2023 com receitas de R$ 3,6 bilhões.
Segundo o diretor de estratégia digital e cliente, André Giffoni, os resultados promissores apurados pela empresa resultam de uma série de esforços e estratégias. Maior eficiência operacional – com o crescimento das chamadas lojas maduras (aquelas que possuem mais de dois anos de operação) -, melhoria do mix, oferta de serviços farmacêuticos propiciando um atendimento diferenciado aos clientes e ampliação das vendas nos canais digitais estão entre eles.
Diante deste contexto, Giffoni aposta que o próximo bilhão não deve estar longe de acontecer. “A Araujo fez seu primeiro bilhão com mais de 100 anos; alcançou o segundo com 114 anos e, agora, o terceiro, com 117 anos. Os espaços de tempo foram diminuindo e devem ser ainda mais curtos, mas sempre consistentes”, diz.
A abertura de novos pontos de vendas também colabora para esse crescimento. Mas o diretor ressalta a importância da solidificação das já existentes. Isso porque o varejo se amplia pela expansão da atuação ou das operações. E a estratégia da companhia é unir todas as forças.
Canais digitais já somam 10% do faturamento da Drogaria Araujo
Um dos caminhos que a rede encontrou de fazer isso foi, por incrível que pareça, reforçar os canais digitais de venda. É que as operações digitais da Araujo se alavancam e são alavancadas pelas lojas. “A maioria das vendas é para retirada em alguma loja ou sai de algum ponto de venda para entrega no endereço do cliente. Com isso, conseguimos um resultado interessante: 10% de participação no faturamento”, revela.
Foram R$ 300 milhões em 2022, crescimento de 34% em relação a 2021. E esse número não para de crescer. Apenas nos primeiros meses de 2023 os canais têm apurado alta de 137% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Para dar continuidade a esse crescimento, a rede segue investindo. Uma das novidades para 2023 será um projeto em parceria com a Salesforce, companhia norte-americana que cria e oferece suporte a software de gerenciamento de relacionamento com o cliente, para aprimorar e personalizar a jornada do consumidor, presencialmente ou a distância.
A rede também firmou parceria com a brasileira Meta, empresa de tecnologia e inovação focada em transformação digital, que está dando suporte na revisão e reestruturação de estratégias por meio de uma consultoria completa, focada em todos os setores e operações da Araujo. O ponto de partida é a área digital, que vem dando saltos de crescimento.
Por fim, a companhia também quer ampliar o portfólio de atendimento. Neste sentido, o superintendente reforça que a rede vem trabalhando para se consolidar como um hub de saúde, onde é possível encontrar tanto serviços de prevenção a doenças como de assistência primária.
Além de vacinas, exames e testes, a Drogaria Araujo oferece atendimentos farmacêuticos, por meio dos quais o cliente recebe orientações personalizadas, faz exames e, se necessário, é encaminhado para atendimento médico. Esses check-ups têm como objetivo auxiliar o paciente no controle de peso, acompanhamento da pressão arterial, diabetes, colesterol, níveis de glicose no sangue, doenças respiratórias, etc.
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