Negócios

Completando 118 anos, Drogaria Araujo projeta faturamento de R$ 4,4 bilhões em 2024

Rede mineira planeja expansão de suas operações no Estado
Completando 118 anos, Drogaria Araujo projeta faturamento de R$ 4,4 bilhões em 2024
A rede possui mais de 240 lojas na capital mineira e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) | Crédito: Drogaria Araujo / Divulgação

A Drogaria Araujo espera atingir a marca de R$ 4,4 bilhões de faturamento neste ano, o que representa um aumento de 17% em relação a 2023. Essa é uma das metas traçadas para o ano de celebração dos 118 anos da empresa no mercado, que ainda inclui a expansão de suas unidades e de sua linha de produtos exclusivos.

A drugstore mineira espera que sua marca própria, a Mió, supere a barreira dos 400 itens disponíveis no mercado em 2024. A private label da rede foi fundada há cinco anos e já oferece produtos de quase todas as categorias, apresentando crescimento acima do esperado pela empresa.

O presidente da Drogaria Araujo, Modesto Araujo Neto, destaca o caráter inovador da companhia mineira no mercado nacional. A rede foi a primeira no Brasil a oferecer atendimento telemarketing, a adotar o modelo drugstore, o drive-thru e o WhatsApp Farma. Ela também teve o primeiro plantão 24 horas em Belo Horizonte. “Chegamos aos 118 anos com a inovação e a melhoria contínua impressas no nosso DNA”, afirma.

Crédito: Drogaria Araujo / Divulgação

A empresa também se destaca como um “hub de saúde”, ampliando seu portfólio de atendimento aos consumidores. A rede disponibiliza serviços farmacêuticos com soluções para:

  • check-ups,
  • vacinas,
  • testes,
  • orientações e
  • encaminhamento médico.

A Drogaria Araujo também tem expandido o programa “Saúde em Dia”, que já atendeu mais de 400 mil pessoas só em 2023. Esses serviços contribuem para a prevenção e controle de diversas doenças.

O executivo da rede mineira garante que a empresa irá ampliar o serviço de vacinação para atender um número ainda maior de lojas. A companhia também deve incrementar as opções de testes rápidos e aumentar o serviço de atendimento em domicílio. “Seguiremos focados no propósito de estar onde e como o nosso cliente precisa”, afirma Araujo Neto, ressaltando o cuidado com a saúde dos clientes.

Nesse cenário, a contribuição do farmacêutico como facilitador do acesso aos cuidados essenciais com a saúde é fundamental para dar assistência primária à população em casos de doenças crônicas, transmissíveis, infecciosas e virais.

Crédito: Drogaria Araujo / Divulgação

Expansão da Drogaria Araujo

A drugstore anunciou, recentemente, seu plano estratégico de expansão com um investimento aproximado de R$ 150 milhões. Dentre as ações previstas no projeto, está a chegada da marca em sete novos municípios de Minas Gerais. Além de abrir novos mercados, a Araujo também pretende investir na revitalização de lojas e na evolução dos canais digitais, onde as vendas já representam 14% de seu faturamento total.

A rede de drogarias buscará fortalecer sua presença nos municípios em que já atua. No total, a empresa possui mais de 240 operações em Belo Horizonte e na Região Metropolitana (RMBH). A companhia também está próxima da marca de 340 filiais distribuídas por mais de 60 municípios no Estado. Dessa forma, a empresa atende mais de 60 milhões de clientes anualmente.

O presidente da Drogaria Araujo, Modesto Araujo Neto, destaca que a rede tem expandido sua atuação, observando de forma estratégica o potencial do mercado e consolidando sua representatividade em Minas Gerais.

Dentre as inaugurações previstas no cronograma de lançamentos deste ano, está a nova filial aberta em Ipatinga, na região do Vale do Aço. Essa foi a segunda das três unidades programadas para impulsionar o polo da indústria siderúrgica com um novo modelo de negócio no segmento farmacêutico. A região do Vale do Aço representa 20% da expansão projetada pela Araujo para 2024. Outra unidade inaugurada no inicio deste ano foi a de Patrocínio, no Alto Paranaíba.

A projeção para o primeiro semestre ainda inclui novas operações em:

  • Ponte Nova, na Zona da Mata;
  • Três Corações, no Sul de Minas;
  • Esmeralda, na RMBH; e
  • Curvelo, na região Central do Estado.

Além disso, há previsão de outras unidades na capital mineira e demais cidades da RMBH. A inauguração da primeira loja de Ponte Nova será nesta quinta-feira (20).

Emprego e responsabilidade social

A Drogaria Araujo também apresenta desempenho positivo na geração de empregos em várias regiões de Minas, com aproximadamente 11 mil colaboradores no total. Segundo Araujo Neto, esses profissionais contam com um plano de carreira que impulsiona o crescimento na companhia.

A rede mineira também já arrecadou mais de R$ 35 milhões em doações ao longo dos 19 anos da campanha “Doe seu Troco, realizada em parceria com o Hospital da Baleia. A empresa ainda apoia o Instituto Hahaha, que integra a ONG Doutores da Alegria.

“E não podemos deixar de citar o nosso movimento solidário com a Caixa do Bem, em parceria com o Hub Social, por meio das doações de roupas, calçados, livros, alimentos não perecíveis e brinquedos, arrecadados em dez lojas que funcionam como pontos de coleta”, finaliza o presidente.

Presidente da Drogaria Araujo, Modesto Araujo Neto | Crédito: Drogaria Araujo / Divulgação
Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas