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Embaré relança caramelos no mercado

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Entre os itens embarcados, mais de 40 versões dos caramelos, que são o carro-chefe de exportação da mineira Embaré | Crédito: Divulgação

Com a retomada econômica mundo afora, passado o pior da pandemia de Covid-19, a mineira Embaré voltou a embarcar os famosos caramelos “quadradinhos” e outros produtos para mercados da Índia, Bulgária e Egito e passou a exportá-los também para a Somália, Mauritânia, Argélia e Libéria. Além disso, conquistou a Costco, do Canadá, segundo maior varejista do mundo, com mais de 100 lojas no país e 12 milhões de associados (que correspondem a 43% da população).

Com o movimento, a companhia, com fábricas em Lagoa da Prata, Santo Antônio do Monte e Patrocínio, já envia as guloseimas para 45 países, em cinco continentes do mundo. Entre os itens embarcados, mais de 40 versões dos caramelos, que são o carro-chefe de exportação da companhia, mas que também envia recheados, toffees, caramelos premium e balas mastigáveis.

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Segundo o gerente de exportação da Embaré, Felipe Antunes, o mercado externo é muito aberto em relação a novos sabores e produtos e, por isso, há itens do portfólio que são comercializados apenas lá fora. Como é o caso do Caramelo Sugar Free, que foi lançado para atender a um público que procura por opções de confeitarias que entregam sabor e saudabilidade.

“Com o intuito de alcançarmos diferentes públicos, de maneira mais assertiva e visando a ampliar as opções oferecidas, estamos em constante trabalho junto aos nossos distribuidores para entender quais os itens podem ter mais sucesso em cada um dos países. Sabores, tamanhos, apresentações e outros aspectos são sempre avaliados. Atentos a isso, estamos sempre inovando na formulação dos nossos produtos”, explica.

Com o mesmo objetivo, a empresa também acaba de relançar seus produtos no Brasil. É que a Embaré fez o maior sucesso entre crianças, jovens e adultos de todas as idades, especialmente entre as décadas de 1970 e 1990, com os caramelos “quadradinhos”. E, hoje, em vistas de se manter competitiva e atual, a empresa realiza constantemente pesquisas de mercado e desenvolvimento de estratégias de rebranding para se aproximar do público mais jovem e percebeu a necessidade de atualizar alguns produtos e ações.

A gerente de marketing da companhia, Adriana Antunes, detalha que a proposta do reposicionamento é conquistar as novas gerações, levando em conta a essência da empresa, do mercado e do consumidor durante todos esses anos. Ela destaca que, apesar do seu tradicionalismo, a Embaré é uma empresa inovadora e moderna e quer adotar uma cara mais jovem e descolada.




“Temos uma marca forte, que carrega forte lembrança afetiva por meio dos caramelos e percebemos que precisávamos de um reposicionamento junto aos novos consumidores. No começo do ano passado, iniciamos um estudo em todo o Brasil para entender as preferências e, com o resultado em mãos, partimos para a proposta de rejuvenescimento das embalagens”, recorda.

Desta maneira, as embalagens da linha de caramelos tradicionais foram todas revitalizadas com um layout rico em cores vivas, trazendo mais modernidade para o produto. A mudança na identidade visual também pode ser percebida nas comunicações da marca nas redes sociais, que adotou criativos mais “descolados” e adaptou seu tom de voz, criando uma linguagem mais próxima do consumidor final.

Acompanhando as tendências de consumo, a marca também abriu as vendas de todo o seu mix em seu e-commerce, o aplicativo Sou Camponesa, que também contempla sua linha de lácteos que tem o mesmo nome, dando mais flexibilidade e comodidade para os consumidores adquirirem seus produtos.

E, dentro da mesma proposta, a marca apresentou também sua nova campanha “Diversão ao Cubo”, para mostrar o novo momento dos caramelos, principalmente no ambiente digital, ambiente onde o público jovem mais se encontra.

Atualmente, a linha da Embaré conta com os tradicionais caramelos “quadradinhos”, além de opções recheadas, toffees, iogurte, premium, balas mastigáveis, o tablete de chocolate com laranja, além de embalagens presenteáveis. Mas os caramelos seguem como uma das guloseimas preferidas pelos consumidores do Brasil, conforme mostra a Pesquisa de Preferência de Marcas realizada pela SA Varejo em 2021, na qual o produto da Embaré aparece em sexto lugar na categoria Bala, caramelo, confeito drops e pastilha. O estudo, que contou com a participação de 3.622 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas.

“Ao longo dos seus 86 anos, a Embaré construiu uma relação afetiva muito forte com seus consumidores, e apesar de todos os nossos lançamentos, nosso mix contempla vários produtos que estão conosco desde o início da nossa história, marcando momentos especiais na vida de muitos clientes. Nossos caramelos sempre se diferenciaram pelo sabor, formato e por derreterem na boca, já que, ao contrário das balas, nossos produtos levam leite em sua composição”, finaliza Adriana Antunes.

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