Empreendedores seniores têm renda 41% maior do que a dos jovens donos de pequenos negócios

Os empreendedores seniores brasileiros possuem renda 41% superior ao obtido pelos jovens empresários do País. Em relação ao valor, a renda média dos empresários idosos tem o valor de R$ 3.347, montante maior em 4,3% do que o rendimento do total dos donos de pequenos negócios no Brasil (R$ 3.209).
Os dados são de um estudo realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) sobre o empreendedorismo sênior no País, que envolve uma análise dos pequenos empreendimentos entre o quarto trimestre de 2012 e o mesmo período do ano passado.
O Brasil possui 4 milhões de empreendedores seniores, o equivalente a 13,5% do volume total (29,8 milhões) de empresários de pequeno porte em território nacional. No panorama, o percentual de adultos donos de negócios, é de 69,4%, já os jovens, é de 16,5%,
Ao considerar o público idoso, foi registrado um crescimento de 42% no número dos empresários com 60 anos ou mais. Ainda segundo o levantamento, a cada 100 adultos, 23 são donos de negócios no Brasil, no entanto, o número entre os jovens chega 12,6%, enquanto o grupo dos seniores responde por 11,9% da atividade de empreendedorismo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Segundo o gerente de Estratégia e Transformação no Sebrae Nacional, André Spínola, é necessário considerar os motivos que levam um empreendedor sênior a entrar no mercado novamente.
“Sabemos que o brasileiro está vivendo mais e que, mesmo aposentado, acaba retornando ao mercado de trabalho, seja por oportunidade ou necessidade. É preciso criar condições para que esta pessoa enxergue no empreendedorismo uma chance de gerar renda e prosperar”, explica. (Com informações da Agência Sebrae)
*Estagiário sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas