Empresa mineira cria filamento para impressão 3D que repele coronavírus

21 de agosto de 2021 às 0h28

img
Já existem aplicações do material antiviral em elevadores, puxadores e maçanetas | Crédito: Divulgação

Quase um ano e meio depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado a pandemia, ainda não se sabe ao certo quanto tempo o vírus que causa a Covid-19 sobrevive em superfícies. Estudos indicam que ele parece se comportar como outros coronavírus, com uma persistência que pode ir de 2 horas a 9 dias, o que pode variar conforme diferentes condições, como tipo de superfície, temperatura, umidade do ambiente e cepa do vírus.

Infectologistas dizem que, embora o contágio por uma superfície seja possível, é pouco provável, mas isso não dispensa a manutenção de hábitos que se tornaram mais comuns nos últimos tempos, como a higienização das mãos e superfícies diversas.

Foi pensando em ajudar na prevenção da doença que a empresa mineira 3D Fila, fabricante de filamentos para impressoras 3D, criou um material antiviral, a partir do qual, vários equipamentos, aparelhos ou peças com a capacidade de repelir o vírus, podem ser desenhados e desenvolvidos.

Segundo o sócio da 3D Fila, Wesley Meireles da Silveira, a empresa forneceu mais de 10 toneladas de materiais para a criação de componentes de EPI para a saúde em 2020, o que resultou em crescimento nas vendas para esse fim em mais de 150% entre março e abril do ano passado. A demanda despertou a criatividade e aguçou a vontade dos sócios de seguir contribuindo para o combate da doença. A partir de muita pesquisa, adicionaram partículas de prata e depois de estudos e testes, o filamento recebeu o Certificado ISO 21702, garantindo a eficácia do material para esse propósito.

“Diante do cenário decidimos investir em pesquisas para criar um produto inovador no mercado. Contratamos um laboratório que nos garantisse 100% de eficácia e desenvolvemos esse filamento. Hoje já é comercial e já vendemos para algumas empresas que desenvolvem produtos com revestimento antiviral”, diz.

Segundo Silveira, como os clientes da 3D Fila fazem protótipos, os mesmos estão começando a desenhar os produtos que serão feitos com o material, enquanto outras0, já estão testando e instalando. Para se ter uma ideia, já existem aplicações em condomínios em elevadores, puxadores, maçanetas, etc.

3D Fila

A 3D Fila celebra, este mês, oito anos e surgiu da necessidade do aprimoramento dos filamentos para impressoras 3D. Esse tipo de material era importado e muitos não tinham qualidade adequada e não atendiam aos projetos. Também era comum que os filamentos defeituosos parassem a impressão 3D ou danificassem os equipamentos, deixando de ser confiáveis.

Desde sua fundação, a empresa desenvolveu tecnologia própria na criação de mais de 14 tipos de filamentos 3D, sendo que hoje tem linhas como a ABS Premium, PLA, PETG, Flexível , ASA, Tritan, TPU, HIPS, Condutivo, e entre outros, para todo tipo de aplicação.

Outro diferencial é a paleta de cores, com mais de 50 tonalidades diferentes, maior variedade do mercado. E com confiabilidade na matiz. Os produtos são desenvolvidos para impressoras FDM, SLA, DLP e LCD dos maiores e melhores fabricantes mundiais. A capacidade da empresa de produção é de  35 mil quilos por mês.

Ao todo são mais de 25 mil clientes que adquirem os filamentos para desenhar e projetar peças. Muitas são utilizadas em buffets que criam objetos de decoração e moldes utilizados em confeitarias, equipamentos para áreas médicas e de saúde, artesãos, brinquedos, reposição de peças já fora de fabricação, indústria automotiva, cenografia, entre uma gama imensa, quase infinita de aplicações. Através do e-commerce, a 3D Fila já envia produtos para os 26 estados do País mais o Distrito Federal.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail