Negócios

Empresários percebem que investir em sustentabilidade dá retorno

Práticas são fundamentais para o crescimento, competitividade e sustentabilidade de toda empresa
Empresários percebem que investir em sustentabilidade dá retorno
Foto: Reprodução Instagram Vida Veg

Empresários estão percebendo, cada vez mais, que investimentos em sustentabilidade dão retorno. A analista de projetos da área de responsabilidade social da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Lívia Rodrigues, diz que as iniciativas ESG são fundamentais para o crescimento, competitividade e sustentabilidade de toda empresa.

“Implantar estratégias ESG nas empresas é fundamental para melhorar a reputação das companhias, reduzir riscos operacionais e legais, atrair investimentos, aumentar a eficiência operacional, cumprir regulamentações e atrair mais talentos, além de contribuir para a melhoria da comunidade e do meio ambiente, reforçando a responsabilidade social corporativa”, observa.

E com o objetivo de auxiliar as indústrias na construção de estratégias ESG, na implantação de uma gestão e uma cultura mais sustentáveis, a entidade oferece diversas soluções aos empresários do setor. São consultorias, cursos e treinamentos para profissionais e gestores nos formatos online, EaD e atendimento presencial nas empresas, além de opções de atendimento individualizado com diagnósticos e soluções que respondam diretamente aos desafios e demandas da empresa.

Lívia Rodrigues explica que as soluções são pensadas e trabalhadas de forma personalizada de modo a atender as necessidades de cada cliente. “As consultorias ESG são voltadas para todos os tipos de indústrias e todos os portes – pequenas, médias e grandes. A abordagem personalizada das nossas soluções permite que cada empresa, independentemente de seu tamanho ou setor, se beneficie das melhores práticas de ESG”, ressalta.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Casos de sucesso

A indústria mineira de produtos veganos Vida Veg, por exemplo, buscou o apoio da entidade com o intuito de aprimorar a atuação sustentável. A analista de meio ambiente da empresa, Flávia Franco dos Santos, conta que, a partir do trabalho com a Fiemg, a Vida Veg teve a oportunidade de reestruturar as políticas estrategicamente, alinhando os objetivos ESG a toda gestão dos processos internamente e externamente. “Assim foi possível promover padrões mais consistentes de controle e conformidade sobre o tema, estabelecendo referências para toda a indústria e sociedade”, diz.

A partir do diagnóstico realizado pelas áreas de consultoria para negócios, responsabilidade social e integridade da Fiemg para a empresa foram identificadas diversas oportunidades de melhoria na estratégia ESG da marca e os resultados, segundo Flávia Franco, já são visíveis nos resultados da empresa. “Toda a reestruturação estratégica dentro dos objetivos ESG reflete diretamente na performance da gestão do negócio, ficamos satisfeitos em perceber que vários indicadores de performance apontaram melhores resultados”, diz.

Outro exemplo é o da Engserj Ltda, empresa com quase 40 anos de atuação a serviço de engenharia consultiva e que tinha o desafio de desenvolver o tema do ESG na cultura da empresa e da sociedade.

Entre as ações práticas implementadas na Engserj, a partir da consultoria realizada no ano passado, há algumas ações que foram incorporadas ao dia a dia da empresa como métricas sustentáveis. “No pilar ambiental, por exemplo, passamos a fazer um dashboard mensal para monitorar o uso de energia, água, papel, etc”, conta o diretor administrativo financeiro da companhia, Sérgio Augusto Silva Rezende.

Selo ESG

No ano passado, a Fiemg lançou o Selo Indústria Responsável, que tem como objetivo avaliar e reconhecer as empresas com alto nível de maturidade em práticas ESG e que impactam positivamente o planeta. O selo será concedido com base em uma avaliação de maturidade das práticas ESG de cada indústria.

Além disso, a Federação também oferece gratuitamente um diagnóstico de maturidade em ESG, que busca avaliar o desempenho da empresa em relação à gestão ESG e seus pilares de meio ambiente, responsabilidade social e governança.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas