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Energy Brasil busca democratizar matriz

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Módulo, com 15 metros quadrados, pode ser instalado em estacionamento, por exemplo | Crédito: Divulgação

Especializada na comercialização, instalação e manutenção de produtos e equipamentos de energia fotovoltaica para residências, comércios, indústrias e propriedades rurais, a Energy do Brasil lança um novo formato de franquia: a loja contêiner.

O módulo, com 15 metros quadrados, pode ser instalado em estacionamentos, postos de gasolina, supermercados e em outros espaços estratégicos, como em condomínios residenciais, por exemplo. O investimento total é de R$ 99 mil.

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De acordo com o sócio-diretor da Energy Brasil, Marcelo Macri, o objetivo da rede é democratizar a energia solar, aumentar a quantidade de lojas físicas e a visibilidade dos negócios para franqueados e clientes.

“O contêiner tem como grande vantagem a mobilidade. Ele pode ser instalado ou ser trocado de lugar de acordo com a conveniência do franqueado, que é o proprietário desse contêiner. Isso reduz também o custo com o aluguel em até 75% em relação a um ponto de shopping center, por exemplo. Além disso, o nosso contêiner é autossuficiente em energia elétrica, ou seja, o cliente poderá ver o sistema funcionando in loco, coisa que seria muito mais difícil em uma loja tradicional”, explica Macri.

A proposta se baseia em números expressivos. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), hoje o País ocupa a 9ª colocação no ranking mundial de fonte solar fotovoltaica, sendo Minas Gerais um dos principais produtores. No levantamento anterior, o Brasil era o 12º, um salto de três posições em pouco mais de um ano. Além disso, a instalação de placas solares teve um crescimento de 50% até a metade de 2021.

A meta é comercializar 80 franquias contêineres até o fim deste ano, totalizando 200 unidades vendidas em 2021. Do modelo contêiner, estima-se que dez sejam em Minas Gerais, especialmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Outras cidades que ainda não têm unidades da Energy Brasil também estão no foco, como Montes Claros (Norte de Minas) e Juiz de Fora (Zona da Mata). Hoje a rede conta com mais de 400 unidades espalhadas pelo Brasil.

Contêiner tem como vantagem a mobilidade, explica Macri | Crédito: Divulgação
Contêiner tem como vantagem a mobilidade, explica Macri | Crédito: Divulgação

“Minas Gerais é um dos mercados com maior interesse para nós. Além do tamanho da população e da economia, o Estado é o maior produtor de energia fotovoltaica do País e tem uma população já bastante educada para o uso da tecnologia. Ao mesmo tempo tem uma das tarifas mais altas de energia elétrica e enfrenta uma séria crise hídrica. Isso faz com que a procura por alternativas capazes de baratear a conta seja intensa em Minas”, analisa.

Outro ponto destacado pelo empresário é a responsabilidade ambiental. De um lado, a própria operação que usa energia solar e, de outro, dos clientes que ao se transformarem em consumidores desse tipo de energia se tornam mais sustentáveis. No caso dos clientes corporativos a ação se torna ainda mais importante por ajudar na mitigação das emissões de carbono da cadeia produtiva da qual fazem parte.

“Qualquer consumidor que adote o uso de energias limpas está fazendo uma boa ação pelo planeta. Há tempos os cientistas nos avisam sobre os perigos de uma crise ambiental. Do ponto de vista do consumidor corporativo isso faz ainda mais sentido porque a responsabilidade ambiental é, cada vez mais, um critério para atração de investimentos e estabelecimento de parcerias. Cada vez mais as grandes empresas buscam por fornecedores responsáveis. O conceito de cadeia corresponsável faz com que os médios e pequenos também tenham que se preocupar com isso”, conclui o sócio-diretor da Energy Brasil.

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