Ensino em gestão pública torna Fundação João Pinheiro referência
Criada em 1969, a Fundação João Pinheiro (FJP) é uma instituição de pesquisa e ensino no campo da gestão pública vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag). Considerada uma referência nacional, é fonte de conhecimento e informações para o desenvolvimento do Estado e do País.
Prestando serviços a municípios e estados, também atende demandas da iniciativa privada e tem como característica a contínua inovação na produção de estatísticas e na criação de indicadores econômicos, financeiros, demográficos e sociais.
De acordo com o presidente da Fundação João Pinheiro (FJP), Helger Marra, as atividades da instituição abrangem estudos básicos para conhecimento da realidade econômica e social do Estado e suas regiões; planejamento regional, municipal e metropolitano; elaboração de projetos e estratégias de desenvolvimento setorial e regional; proposição, análise e avaliação de políticas públicas; apoio ao desenvolvimento organizacional e institucional público e privado; pesquisas e projetos relacionados à preservação da memória e do patrimônio histórico e cultural e atividades de extensão e apoio ao desenvolvimento dos municípios.
“Esses 54 anos são fruto de uma preocupação com a excelência, com a geração de valor público para que a sociedade possa estar mais bem informada, receber melhores programas e projetos e o melhor uso do recurso público. Não é só saber que a entrega foi feita, mas que foi realizada com o menor custo possível porque o recurso é escasso e finito. Nosso papel é oferecer excelência no ensino, pesquisa e profissionalização da gestão pública. A FJP é um órgão oficial do Estado, temos a obrigação de produzir estatísticas de altíssima qualidade apoiando a elaboração, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas”, explica Marra.
Entre as entregas se destacam:
- O Curso de Administração Pública da Escola de governo ficou em primeiro lugar no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), entre 65 cursos da mesma área no Brasil, pela quarta vez consecutiva.
- Foi entregue o 1º relatório de compromisso com o Valor Público, fruto do 1º Ciclo Avaliativo do Sistema Estadual de Avaliação de Políticas Públicas de Minas Gerais (Sapp-MG). O documento analisa e traz recomendações para oito projetos desenvolvidos pelas secretarias de Meio Ambiente, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Justiça e Segurança Pública e Educação.
- Em 2023, cerca de 3.500 gestores públicos (municipais, estaduais ou federais) participaram de cursos de desenvolvimento de lideranças na FJP, o que confere a posição de referência da instituição na qualificação dos profissionais da administração pública no Brasil. Destaque para o lançamento do Programa de Lideranças Negras na Gestão, pioneiro no Estado, e o Programa de Desenvolvimento de Gestores Escolares (em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais), ainda em curso com alta participação.
- Lançamento de plataforma digital com dados do comércio interestadual de Minas Gerais. A base de dados disponibiliza números de exportação, importação e de outros cenários comerciais do Estado com outras atividades federativas nos últimos oito anos. Uma ferramenta que possibilitará ao gestor público basear suas decisões por meio de dados e evidências qualitativas e quantitativas.
“Pela quarta vez consecutiva a nossa graduação conquistou o primeiro lugar no Enade. Em 2021, conseguimos institucionalizar o Sistema Estadual de Avaliação de Políticas Públicas. Teremos, todos os anos, algumas políticas públicas avaliadas. Este ano entregamos o 1º Relatório de Compromisso com o Valor Público. Além disso, fizemos o lançamento da plataforma digital com dados do comércio interestadual de Minas que mostra como temos comercializado com os demais estados, permitindo entender o que acontece e como as atividades podem ser apoiadas por meio de dados e evidências qualitativas e quantitativas. São muitos pontos a serem comemorados”, pontua.
Fundação João Pinheiro: gestão pública de qualidade garante valores democráticos
Além das ações objetivas, através da formação de gestores e líderes, a Fundação contribui para o fortalecimento da democracia, promovendo o aprendizado técnico e as discussões éticas entre suas equipes e alunos.

Ligada diretamente ao Executivo por meio da Seplag, a instituição tem seu orçamento anual definido pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado, com base no Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG).
“As avaliações externas nos dão a dimensão da importância da Fundação João Pinheiro para a gestão pública no Brasil. Para o futuro, precisamos aprofundar essas ações para apoiar o governo de Minas, alocando melhor nossas competências. Outro objetivo é nacionalizar a Fundação, sendo referência em várias frentes de trabalho. Hoje atendemos também a iniciativa privada, mas o foco é o setor público. Uma burocracia bem preparada dá estabilidade garantindo a continuidade de projetos importantes, que as políticas sejam eficientes e possam simplificar a vida do cidadão. Valorizamos o Ethos Público fazendo valer o valor do propósito. Nosso desafio é a manutenção da equipe, criando condições de trabalho que engajem as pessoas”, completa o presidente da FJP.
Ouça a rádio de Minas