Negócios

Escola francesa Le Cordon Bleu abre curso de gastronomia junto com UniBH

Aulas do curso de bacharelado na área devem ser iniciadas no segundo semestre
Escola francesa Le Cordon Bleu abre curso de gastronomia junto com UniBH
Serão 40 vagas presenciais no período diurno, no campus Estoril, região Oeste de Belo Horizonte | Crédito: Divulgação / Uni-BH

A reconhecida gastronomia mineira ganha mais um reforço com a abertura do curso de bacharelado em gastronomia do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), em parceria com a francesa Le Cordon Bleu. As aulas, que vão começar no segundo semestre, terão a chancela de uma das mais renomadas instituições de ensino em gastronomia e hospitalidade da França. O curso traz temas como: técnicas de cozinha, receitas, segurança alimentar, processos industriais e valor nutricional. Seis das unidades curriculares da graduação terão certificação dupla e selos das duas instituições.

O lançamento aconteceu durante a Feira Minas Travel Market (MTM), na Capital, no fim de abril. De acordo com o diretor do UniBH, Pedro Coutinho, são 40 vagas, presenciais, para o período diurno, no campus Estoril (região Oeste) e as inscrições já estão abertas.

“O candidato deverá passar por um dos modelos de seleção do UniBH – pela nota do Enem ou por meio de prova agendada. A modalidade é de bacharelado e a duração é de três anos. A parceria com a Le Cordon Bleu faz com que tenhamos ainda mais cuidado com a experiência do aluno. A proposta é que ele saia do curso não só conhecendo as técnicas e receitas mais importantes, mas que seja capaz de atuar nas diferentes atividades que a gastronomia oferece: do chef de cozinha ao gestor de indústria”, explica Coutinho.

Para que tudo isso seja possível, o corpo docente está sendo selecionado e capacitado. Todos os professores passarão por treinamento na unidade da Le Cordon Bleu de São Paulo.

Criada em Paris, em 1895, a instituição é considerada uma das maiores redes de escolas de culinária e hospitalidade do mundo. Ela chegou ao Brasil em 2018. “Aqui vamos poder juntar as gastronomias mineira e francesa com técnicas e tradições centenárias. Essa é a premissa do nosso trabalho. A ideia de fazer um curso ‘mão na massa’ é que a experimentação e a repetição ajudem a entender como a gastronomia acontece no dia a dia. É um curso que vai além do tecnológico, vamos trabalhar a gastronomia e a hospitalidade como um todo”, completa o diretor do UniBH.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas