Negócios

Especialista em gestão ensina como driblar a Síndrome de Burnout

Autora Maria Resende aponta metodologias que auxiliam nesse processo
Especialista em gestão ensina como driblar a Síndrome de Burnout
Maria Resende: equilíbrio é desafio | Crédito: Divulgação / Quatro Estações Comunicação

Construir uma carreira de sucesso, alcançar aquele tão sonhado cargo e atingir a remuneração dos sonhos não depende apenas da formação acadêmica e do desenvolvimento das famosas habilidades e competências que auxiliam o desempenho do profissional. O cuidado com a saúde é fundamental para alcançar tantos objetivos. Depois de resistir ao máximo aos sintomas característicos da Síndrome de Burnout e ficar seis meses afastada do trabalho para tratamento, a administradora de empresas, especialista em Gestão de Projetos, Gestão do Tempo e Psicologia Organizacional, metodologista e palestrante, Maria Resende, resolveu utilizar a sua experiência para ajudar outras pessoas que enfrentam o mesmo problema.

Para contribuir com que elas reavaliem suas trajetórias e evitem tal experiência, ela registrou a sua história pós-burnout no livro “Coragem para ser Livre”, que ensina como usar a Gestão do Tempo e o autoconhecimento para gerar uma mudança de mentalidade e de comportamento que pode melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, o desempenho profissional. “Conseguir equilibrar as diversas funções que a vida nos apresenta é o grande desafio das pessoas na atualidade. Saber fazer a gestão emocional e elevar o nível de consciência auxilia a gerar impactos positivos em todas as áreas da vida”, recomenda.

Maria Resende também fundou, após ter vencido o burnout, o Instituto Girassol de Desenvolvimento Humano e Educação Corporativa, que fornece ferramentas e orientações que ajudam as pessoas a encontrar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultantes de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. O Brasil é, hoje, o segundo país em número de casos, sendo que as mulheres são maioria entre as pacientes. A doença compõe a Classificação Internacional de Doenças (CID), pela sua natureza laboral.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Com lançamento agendado para 22 de julho em Belo Horizonte, na Livraria Leitura do BH Shopping, “Coragem para Ser Livre” é um livro escrito como coração. E a emoção está justamente nas palavras de incentivo que aparecem em cada página, no formato de provocações e reflexões que são, na verdade, um convite para a ação.

A obra cumpre o seu papel como um manual prático que auxilia o reencontro da autoestima perdida, ações para dar o próximo passo em direção ao(s) sucesso(s), mas sem deixar em segundo plano a saúde integral (física, mental, emocional), que é a base para ter resultados saudáveis, a longo prazo, com mais bem-estar e qualidade de vida.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas