Rede de estética facial e corporal nordestina foca expansão em Minas Gerais

Fundada em 2020, a Botopremium, considerada uma das maiores redes de estética facial e corporal do Nordeste, com mais de 70 unidades espalhadas pelo País, pôs em prática um ousado plano de expansão. A meta é ter 300 unidades em funcionamento até o fim de 2027.
Para isso, a rede tem como foco de expansão o estado de Minas Gerais, especialmente nas cidades de Uberlândia e Uberaba, no Triângulo; Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH); Juiz de Fora, na Zona da Mata; Montes Claros, no Norte de Minas; Governador Valadares, no Vale do Rio Doce; e Ipatinga, no Vale do Aço; além da Capital.
A marca, criada na Bahia, acompanha o bom momento do setor de estética no Brasil. Segundo o instituto Euromonitor International, o mercado de estética movimentou R$ 48 bilhões em 2024, tornando o País o 4º maior mercado do mundo, atrás de Estados Unidos, China e Japão, sendo o maior da América Latina.
De acordo com o CEO da Botopremium, Rodrigo D’Paula, Minas Gerais é fundamental para o crescimento da rede e só a Capital pode receber até quatro unidades. “Começamos em uma cidade do interior do Nordeste, no meio da pandemia. Qualquer especialista seria contra naquele momento. Mas entendemos que era um bom modelo de negócio. Quando franqueamos, mudamos a sede para São José do Rio Preto (SP), o que nos dá a oportunidade de crescer nacionalmente”, conta.
Sobre Minas Gerais, ele diz que se trata de “um estado com muitos municípios, com potencial e estrategicamente muito importante para a rede”. “Já estamos há três anos em João Monlevade (região Central), na próxima semana, vamos inaugurar no bairro Buritis, na região Centro-Sul de Belo Horizonte e no segundo semestre, em Uberlândia e Caratinga (Vale do Rio Doce)”, revela D’Paula.
Especializada em estética facial e corporal, a Botopremium oferece mais de 40 serviços, que vão desde botox, bioestimulador de colágeno e preenchimento labial até limpeza de pele, microagulhamento, peeling, preenchimento facial, radiofrequência, harmonização glútea e drenagem linfática. O investimento médio para a abertura de uma unidade – que pode ser de rua ou shopping – começa a partir de R$ 175 mil para lojas de 30 metros quadrados.
O segmento de estética facial e outros produtos
As franquias de serviços de estética facial e corporal também crescem aceleradamente no Brasil. O balanço de 2024 publicado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no início do ano, revelou que o segmento “Saúde, Beleza e Bem-Estar” cresceu 16,5% no ano passado em relação a 2023, ficando atrás apenas do segmento “Entretenimento e lazer”, com 16,6%. Já na totalidade, o mercado de franquias brasileiro cresceu 13,5%, em média, no mesmo período.
A unidade da Botopremium pode começar oferecendo um rol menor de procedimentos e incluir os demais ao longo do tempo. Para quem preferir se dedicar apenas à estética facial ou à estética corporal também é possível. Para isso a companhia lançou recentemente a Laserpremium.
Segundo o diretor técnico da Botopremium, Alan Macário, o perfil desejado de franqueado é de alguém que esteja disposto a trabalhar em um segmento com inserção constante de tecnologia e altamente competitivo. A Botopremium também opera com conversão de bandeira.
“Costumo dizer que se esse é um modelo que deu certo no interior do Nordeste, vai dar certo em qualquer região. O investidor precisa estar interessado no segmento de estética, que é um dos que mais cresce no Brasil e que dificilmente entra em crise. Temos um modelo enxuto, com quatro colaboradores para uma loja de 30 m2. Temos, ainda, o Instituto Alan Macário, presente em sete cidades, que funciona como um polo de formação técnica, garantindo a qualificação de quem está na ponta, atendendo o nosso cliente”, explica Macário.
Ouça a rádio de Minas