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Etapa da Stock Car em Belo Horizonte é cancelada e transferida para Cascavel, no Paraná

Segundo os organizadores do evento, os ingressos adquiridos para a corrida em BH serão válidos para uma nova data que será anunciada em breve
Etapa da Stock Car em Belo Horizonte é cancelada e transferida para Cascavel, no Paraná
Foto: Magnus Torquato/ Stock Car

A edição deste ano do BH Stock Festival, etapa da Stock Car Pro Series em Belo Horizonte, foi cancelada. O evento, inicialmente previsto para os dias 15, 16 e 17 de agosto, foi transferido para Cascavel, no Paraná, nas mesmas datas. A alteração também reloca para o município paranaense a sétima etapa do TCR South America e a primeira etapa do TCR Brasil, até então previstas para ocorrer na capital mineira junto à Stock Car Pro Series.

Por meio de um comunicado oficial, os organizadores do BH Stock Festival explicam que um dos principais motivos para o cancelamento é um processo judicial movido pelo Ministério Público Federal (MPF) solicitando a suspensão das vendas de ingressos para a corrida. “Para organizar tudo da melhor forma e garantir o alinhamento com as autoridades envolvidas, iremos alterar a data do festival”, diz o comunicado.

Já a Vicar, empresa responsável pela organização da Stock Car no Brasil, relata que a decisão foi tomada após a realização de uma análise técnica dos prazos necessários para a montagem completa da infraestrutura do circuito urbano no complexo do Mineirão, na região da Pampulha.

Segundo a empresa, estudos demonstraram que seria necessário um prazo adicional para garantir os padrões de segurança e qualidade exigidos para a realização da corrida. Esse prazo não se encaixa no cronograma estabelecido anteriormente.

“A Vicar reafirma seu compromisso com a excelência técnica e a segurança de todos os envolvidos – pilotos, equipes e público. Esta decisão reflete a responsabilidade da empresa e das promotoras locais Speed Seven e DM Corporate em manter os padrões de qualidade que consolidaram a BRB Stock Car como uma das principais categorias do automobilismo mundial”, diz em nota. O BRB é o patrocinador máster da competição.

A empresa também ressalta que foram analisadas diversas alternativas para o reagendamento da etapa em Belo Horizonte ainda neste ano. Porém, a complexidade dos calendários da Stock Car e do Estádio Mineirão impossibilitou encontrar uma data compatível com as necessidades técnicas e logísticas de ambas as partes.

Nova data para o BH Stock Festival e reembolso de ingressos

BH Stock Festival nos arredores do Estádio Mineirão.
Foto: Duda Bairros/BRB Stock Car

A Vicar reforça que os organizadores do evento seguem trabalhando para que a capital mineira possa, em breve, receber novamente uma etapa da principal categoria do automobilismo nacional. “Belo Horizonte segue sendo uma das cidades estratégicas para o calendário da Stock Car, do TCR South America Banco BRB e também para impulsionar o automobilismo brasileiro”, afirma.

Segundo os responsáveis pela organização do BH Stock Festival, os ingressos adquiridos serão válidos para a nova data que será anunciada em breve. O reembolso será assegurado àqueles que não puderem participar do evento, e a política de devolução do valor pago será publicada nas redes sociais do evento.

Vale lembrar que, segundo estimativas dos organizadores, a edição deste ano movimentaria cerca de R$ 300 milhões na economia de Belo Horizonte. O evento beneficiaria, principalmente, setores como comércio, serviços e turismo na capital mineira e em Minas Gerais.

Primeira edição da Stock Car em Belo Horizonte foi marcada por polêmicas

A primeira edição do BH Stock Festival, realizada em agosto do ano passado, foi marcada por polêmicas, principalmente, no período que antecedeu o evento. Os organizadores se envolveram em uma batalha judicial contra algumas entidades contrárias à realização da corrida na região da Pampulha, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Uma das ações polêmicas foi o corte de 63 árvores na região. Na ocasião, os responsáveis pelo evento anunciaram o plantio de 688 árvores na cidade como medida compensatória. No entanto, políticos e instituições ligadas à causa ambiental alegaram que esse tipo de proposta costuma sofrer com a falta de investimentos em manutenção regular durante o período de crescimento das árvores, tornando-a ineficaz.

Outro ponto crítico que se tornou motivo de discussão entre organizadores e entidades foram os efeitos que a realização da corrida poderia causar às atividades de ensino, pesquisa e extensão no campus da UFMG na Pampulha, com destaque para o Hospital Veterinário.

Segundo a universidade, os ruídos dos carros de corrida no circuito poderiam ocasionar desconforto, estresse, agitação e excitação nos animais em atendimento e nos internados, influenciando direta e negativamente suas recuperações.

Além disso, a atração de um grande número de pessoas e veículos para a região também foi apontada como um fator capaz de gerar impactos no trânsito e até mesmo causar eventuais restrições de acesso a algumas portarias da universidade.

Após o evento, a UFMG chegou a estimar um prejuízo de R$ 1 milhão e denunciar transtornos na mobilidade e acesso à região.

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