Negócios

Expansão nacional da Lambe Lambe abre caminho para a Europa

As próximas inaugurações estão previstas para São Paulo e Rio de Janeiro
Expansão nacional da Lambe Lambe abre caminho para a Europa
Foto: Lambe Lambe/Divulgação

A fabricante de bebidas Lambe Lambe, com planta fabril em Belo Horizonte, está prestes a internacionalizar seu negócio de drinques prontos. A marca vem negociando a possibilidade de expandir para Portugal, conforme explica a sócia-diretora, Kalinka Campos. “Nossa intenção é de abrir uma Fermentaria Lambe Lambe em Lisboa para iniciar a distribuição comercial dos produtos”, diz.

Segundo ela, uma empresária de Lisboa esteve no Brasil em 2024 para conhecer o Carnaval e demonstrou interesse em investir na marca em solo português. “Desde então, estamos tratando sobre questões importantes em relação ao potencial produtivo, logística e tributação. Esperamos que a expansão aconteça em breve, mas tudo com muita cautela. A gente se pauta muito como marca local, com foco no Brasil, pois é um País bem continental, mas não descartamos expandir o negócio”, avalia.

No Brasil, a Lambe Lambe planeja também ampliar a performance da empresa com mais pontos de vendas e difusão dos rótulos, porém em outros estados. Atualmente, são três lojas da marca somente em Belo Horizonte, sendo elas nos seguintes endereços:

  • Fermentaria Lambe Lambe Savassi: rua Sergipe, 1.437
  • Fermentaria Lambe Lambe Mercado Novo: avenida Olegário Maciel, 742, 2º andar, corredor H2, loja 2.136
  • E a Fermentaria Lambe Lambe Galeria São Vicente: rua Santa Catarina, 184, sala 2, Centro.

Kalinka Campos adianta que está em negociação com distribuidoras da Bahia e do Espírito Santo. Entretanto, a empresa deve abrir ainda no segundo semestre deste ano duas fermentarias na cidade do Rio de Janeiro, sendo elas no bairro Laranjeiras e no boêmio Beco do Rato, na badalada região da Lapa. Já na capital paulista, uma operação será aberta na Barra Funda.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


“Em São Paulo já temos distribuição da Lambe Lambe, enquanto no Rio estamos em alguns bares e distribuidoras, mas com um consumo menor. Com a entrada das nossas fermentarias projetamos uma grande aceleração da marca. As tratativas no Rio estão mais rápidas e em São Paulo estamos em tramite imobiliário. Porém, nos próximos meses já devemos abrir as três lojas”, afirma a sócia-diretora.

Fermentarias são unidades da marca que ajudam a estreitar o relacionamento com o público consumidor. Foto: Lambe Lambe/Divulgação

A empresária exclui qualquer possibilidade de adotar o modelo de franchising para ampliar as operações ou vender o modelo de negócio quer traçar o crescimento da operação seguindo modelos convencionais similares ao plano de atuação de marcas como a Outback Steakhouse.

Fábrica da Lambe Lambe teve produção triplicada

A marca que nasceu no início do cenário pandêmico de Covid-19, e teve a sua primeira grande experiência com o público ao se aventurar no Carnaval de Belo Horizonte em 2024, viveu perrengues antes mesmo do popular evento tomar as ruas da capital mineira.

“A gente tinha produzido uma tiragem inicial de aproximadamente 300 mil latas para o Carnaval do ano passado e na primeira semana de janeiro tudo já havia acabado. Tivemos então que dobrar essa quantidade para o Carnaval em fevereiro. E novamente o feito foi atingido”, diz.

Sócia-diretora da fabricante, Kalinka Campos. Foto: Lambe Lambe/Divulgação

Em 2024, a fabricante mineira de drinques prontos registrou um avanço de 120% tanto em produção quando em vendas. Surfando na onda do sucesso da marca e ainda mais na ascensão do mercado de ready to drink, a novidade neste ano foi o lançamento da Limonada Rosa que foi envasada para o Carnaval. A bebida, que é gaseificada e com teor alcoólico de 6%, leva a mistura tropical de limão verde, limão siciliano, morango, framboesa e hibisco. 

Kalinka Campos constata: “Nós tivemos que triplicar a nossa produção. Hoje, a nossa fábrica conta com quatro tanques que superam 20 mil litros semanais produzidos”, explica. Isso significa que a empresa tem operado semanalmente com quase somente 7% da capacidade máxima produtiva da fábrica que é de 300 mil litros de bebidas por semana.

Parceria com Supernosso e Verdemar

A sócia-diretora contabiliza 530 pontos de vendas da marca pelo País. Somente nos Supermercados BH, latinhas da marca estão em todas as operações do empresário Pedro Lourenço.

Neste ano, a marca passa a ser comercializada nas unidades do Supernosso e Verdemar. “Ano passado fomos procurados por muitos supermercados, mas não tínhamos produtos para atender o mercado”, relembra. Ela conta que nos últimos meses o trabalho tem sido direcionado para a capilaridade da operação.

“Fechamos com o Supermercados BH porque sabíamos que eles teriam condições para atender os ambulantes do Carnaval. Isso foi uma estratégia muito importante para nós. Essa parceria deu muito certo junto a esses vendedores tanto em termos de maior número de vendas possíveis quanto de ativação da marca”, conclui.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas