Em expansão, Rei do Mate inaugura segunda operação no BH Airport

A rede de casas de mate e cafeterias Rei do Mate vai inaugurar, nesta terça-feira (10), a segunda loja no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), em Confins, na região metropolitana da Capital. A nova unidade faz parte do plano de expansão da empresa na Grande BH e será a quarta operação da marca em Minas Gerais.
Essas informações são do diretor de franquias e expansão do Rei do Mate, João Baptista, que definiu o mercado mineiro como um dos principais no País. A rede de franquias já possui unidades em Juiz de Fora, na Zona da Mata; Uberlândia, no Triângulo Mineiro; além da outra loja em Confins. “Ainda temos muita coisa para fazer em Minas Gerais”, aponta.
O objetivo da empresa, segundo Baptista, é fortalecer a presença em Minas, principalmente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Porém, ele ressalta que essa meta não será algo fácil de alcançar, uma vez que o Estado possui um mercado maduro, consolidado e com a presença de grandes marcas regionais.
No entanto, o diretor também entende que essa expansão em Minas pode ser vista como uma grande oportunidade para a empresa que também atua no ramo de cafeterias. “Porque é um mercado que já possui o hábito do consumo”, explica. Ele estima que o Estado poderá contar com cerca de 20 operações da rede nos próximos cinco anos.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
De acordo com Baptista, a inauguração no BH Airport tem potencial para gerar novas oportunidades de crescimento no mercado de Belo Horizonte “que é um mercado com potencial muito grande”, completa. Nesse caso, as unidades no aeroporto serviriam como uma espécie de “outdoor” para a marca.
Quanto às operações que já estão em funcionamento em Minas Gerais, ele pontua que essas unidades têm apresentado desempenhos similares ao observado no Rio de Janeiro e em São Paulo, os principais mercados da rede. “Nós não temos nenhum problema de marca e de aceitação dos produtos. Muito pelo contrário, a nossa receptividade é muito boa”, relata.
O diretor de franquias e expansão reforça o potencial de crescimento da empresa em Minas, mas pontua que esse processo deve ser feito de forma responsável e conservadora. Ele também aponta para as diferenças regionais e socioculturais que influenciam no desempenho das operações em determinados estados.
“O nosso crescimento não é feito de forma aleatória. Primeiro nós consolidamos a nossa posição e construímos a nossa marca com parcerias de longo prazo. Nossa rede é uma empresa conservadora, nós não somos de vender franquia e depois ver se vai dar certo ou errado”, explica.

Cenário ideal para as franquias Rei do Mate
Quanto ao tipo ideal de cidade para receber uma unidade da empresa, Baptista avalia que os municípios com população acima de 80 mil habitantes já possuem potencial para apresentar bons resultados, mas ele pondera que essa não é uma regra. “Não é só o número de habitantes que determina, também há a questão socioeconômica daquele público que está concentrada naquele polo”, pontua.
Alguns centros comerciais, como é o caso dos shoppings, tendem a apresentar as características ideias para o sucesso das operações como a concentração, circulação e retenção de clientes. No entanto, o diretor destaca que a rede de franquias não tem se limitado aos malls, estando presente também em hospitais, escolas, empresas, galerias de hipermercados e até em clubes de futebol.
No caso dos franqueados, Baptista destaca que a rede tem buscado empresários multifranqueados, com foco na gestão do negócio, dedicado e que goste de trabalhar com o público. Além de capital para investir na franquia, uma vez que o investimento necessário para abrir uma loja da rede Rei do Mate é a partir de R$ 350 mil, com média de R$ 400 mil, dependendo do ponto de venda.
O diretor explica que para a abertura da primeira loja, é cobrado uma taxa de franquia de R$ 44,5 mil e mais R$ 2 mil de adesão ao fundo de promoção. Além disso, há a cobrança de 4% de royalties e mais 1% de taxa do fundo de promoção.
Já o faturamento médio de uma operação da rede varia entre R$ 100 mil e R$ 120 mil e lucro operacional médio de 15%; com prazo de retorno do investimento de 36 meses, em média.
Expansão no mercado nacional
A rede de casas de mate e cafeterias já havia firmado, até o dia 15 de agosto, 24 contratos para novas lojas no Brasil e espera assinar mais 12 até o final deste ano, totalizando 36 novas operações. Caso isso ocorra, o Rei do Mate irá superar a meta inicial de 20 novas lojas, anunciada no início do ano.
No primeiro semestre de 2024, o Rei do Mate assinou 15 contratos até o final de junho. Nos meses de julho e agosto, foram fechados mais nove contratos. Já no início do segundo semestre, a rede inaugurou sete novas lojas.
A expectativa para os próximos meses é de abrir 17 unidades franqueadas até dezembro. A empresa possui um faturamento estimado de R$ 370 milhões neste ano.
Ouça a rádio de Minas