Negócios

Fábrica da Tupy em Betim passará por transformação digital

Iniciativa contará com parte dos recursos de um financiamento de R$ 58 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social
Fábrica da Tupy em Betim passará por transformação digital
Fundada há 86 anos, a Tupy tem clientes em mais de 40 países e se mantém em constante atualização tecnológica para ser competitiva | Crédito: Divulgação Tupy

A Tupy, multinacional brasileira que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido, promoverá uma transformação digital na fábrica de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), visando aumentar a eficiência das operações.

Fundada há 86 anos, a Tupy tem clientes em mais de 40 países e se mantém em constante atualização tecnológica para ser competitiva, conforme o diretor de Inovação e TI da companhia, Daniel Moraes. Ele destaca a necessidade de estar na fronteira do conhecimento em nível de serviço e qualidade de produtos para disputar os mercados internacionais.

Com essa visão, a empresa dará início, na unidade mineira, a uma jornada digital: uma caminhada progressiva do dado para a inteligência, passando por informação, insight e aprendizado. A iniciativa contará com parte dos recursos de um financiamento de R$ 58 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Daniel Moraes
Daniel Moraes: com o uso da IA, a gente ainda consegue fazer predições | Crédito: Divulgação Tupy

Moraes explica que o caminho a ser percorrido: primeiro, cria-se uma camada de conectividade, com infraestrutura adequada de redes, fibra óptica e servidores, por exemplo, para conseguir coletar dados de máquinas. Depois, instalam-se o MES, software de controle de produção desenvolvido pela própria Tupy, e um módulo de rastreabilidade.

Assim, as informações dos processos industriais serão coletadas e organizadas, podendo ser analisadas de forma mais assertiva, gerando insights para apoiar os tomadores de decisões.

Com a base tecnológica formada, após certo tempo, a companhia terá um banco extenso de dados operacionais da fábrica de Betim e poderá partir para o desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquinas e, posteriormente, para a aplicação de inteligência artificial.

Dessa forma, atenta à segurança cibernética, para não colocar a planta em risco, a fabricante poderá antecipar problemas, otimizar recursos e tornar a operação mais eficiente.

“Talvez a grande toada da indústria hoje seja racionalizar o uso de ativos para fazer uma entrega de qualidade com a menor necessidade de recursos possível. Com essas tecnologias, conseguimos fazer isso com mais eficiência. A informação fica em tempo real”, destaca.

“Com o uso da inteligência artificial, a gente ainda consegue fazer predições. Podemos olhar para o modelo, conferir as variáveis e o resultado previsto, o que é importante, porque você começa a tomar decisões mais preventivas”, completa o diretor de Inovação e TI.

Trabalhadores na fábrica da Tupy em Betim
Produção de componentes estruturais em ferro fundido na planta da Tupy em Betim | Crédito: Tupy/Divulgação

Movimento na unidade da RMBH tende a ser acelerado

Além de Betim, a Tupy tem uma fábrica em sua terra natal, Joinville (Santa Catarina), outra em São Paulo (São Paulo) e três fora do Brasil, sendo duas no México e uma em Portugal.

Com o empréstimo do BNDES, a empresa também dará continuidade, na planta do Sul do País, ao programa de transformação digital, que, além da implantação de tecnologias para gerar valor aos negócios, foca na formação de colaboradores para ajudar no processo de adoção. Na unidade, a jornada dado-inteligência está avançada, com modelos de aprendizado de máquina em funcionamento, o que tende a acelerar o processo em Betim.

Tupy também investirá em pesquisa e desenvolvimento

Com a outra parte do financiamento do banco, a Tupy investirá em pesquisa e desenvolvimento na unidade de São Paulo, para converter a linha de motores MWM a diesel para etanol, com foco em veículos pesados agrícolas, com o objetivo de contribuir para a descarbonização das operações do agronegócio e dos transportes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas