Negócios

Fábrica de Bolo planeja ampliar a rede em Minas

Minas Gerais está no foco da franquia carioca Fábrica de Bolo. A empresa, que ganhou consumidores em todo o Brasil com uma receita secreta de bolo, já está presente no mercado mineiro com cinco operações, mas a expectativa é chegar a 20 lojas até o fim deste ano. Para isso, a marca está em busca de um masterfranqueado no Estado: a ideia é encontrar um empresário que conheça o mercado de alimentação e aceite o desafio de gerir as franquias da Fábrica de Bolo em Minas Gerais. De acordo com o diretor de franquia da Fábrica de Bolo, Ivan Ferreira, a empresa tem, hoje, três lojas em Belo Horizonte, uma em Pouso Alegre, no Sul do Estado, e uma em Juiz de Fora, na Zona da Mata. A quantidade de lojas está muito aquém do potencial do Estado, conforme explica o executivo. Segundo ele, a marca mapeou 70 áreas com potencial para receber uma franquia da Fábrica de Bolo, sendo 18 em Belo Horizonte e o restante em cidades como Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro, Ipatinga, no Vale do Aço, e Montes Claros, na região Norte. “Fizemos esse mapeamento considerando o perfil do cliente da marca e outros fatores, como população economicamente ativa. Minas Gerais desperta nosso interesse por ser um estado com muitas cidades de médio e grande porte”, afirma. O diretor explica que a meta da Fábrica de Bolo é abrir 50 lojas este ano, sendo pelo menos 15 em Minas Gerais. Para garantir essa expansão no mercado mineiro, a marca utiliza duas estratégias: a parceria com a consultoria Loja de Franquias, que auxiliará a marca na captação, e a prospecção de um manter-franqueado. “Como nossa fábrica fica no Rio de Janeiro e Minas Gerais é muito grande também estamos preocupados com o suporte desse franqueado. Por isso estamos desenhando o modelo de masterfranquia. Procuramos um empresário de Minas Gerais que possa ser o franqueador da marca no Estado. Ele terá sua própria franquia e será treinado para dar suporte para as demais franquias em Minas Gerais”, explica. O diretor frisa que é importante que esse empresário tenha experiência no segmento de alimentação. A Fábrica de Bolo tem, hoje, 215 lojas em sete estados. São mais de 50 sabores de bolos entre tradicionais, para festa, de copo, além de outros produtos como salgados e até sorvete. De acordo com o diretor, as lojas são abertas em pontos tradicionais na rua ou no shopping, mas também em locais de conveniência e grande fluxo de pessoas, como postos de gasolina, hipermercados, e pontos de transporte público. Além de vender bolos por encomenda, as unidades também oferecem a fatia de bolo para consumo no local. Ferreira explica que o principal diferencial da Fábrica de Bolo é a receita secreta da marca. Segundo ele, o franqueado recebe a massa do bolo pronta. Na unidade ele só precisa bater essa massa, assar e rechear. “Esse processo garante a manutenção da receita como ela é e facilita a montagem de novas franquias, tendo em vista que o processo é facilitado e o franqueado não precisa contratar cozinheiros profissionais ou chefs de cozinha”, explica. De acordo com o diretor, a Fábrica de Bolo tem três modelos de franquias: a express, cujo investimento é de R$ 99 mil, a loja média, cujo investimento é de R$ 149 mil, e a loja grande, que tem investimento inicial de R$ 189 mil. O retorno do investimento é esperado entre 18 e 22 meses, a média de faturamento das lojas gira em torno de R$ 50 mil a R$ 60 mil e o lucro entre 20% e 22%.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas