Factoring beneficia recuperação econômica

25 de maio de 2021 às 0h15

img
#Negócios | Imagem: Pexels / Arte: Will Araújo

O factoring é uma atividade comercial voltada para pequenas e médias empresas, que soma a prestação de serviços à compra de ativos financeiros provenientes de vendas mercantis. É um mecanismo de fomento mercantil, de capitalização da empresa fomentada, que vende os créditos gerados pelas vendas e serviços a prazo para a factoring e recebe o valor à vista, o que aumenta seu poder de negociação nas compras de matéria-prima ou para aplicação em qualquer área de sua estrutura.

De acordo com dados do IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil apresentou um recuo de 4,1% durante a pandemia, a maior queda registrada há décadas. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Factoring de Minas Gerais (Sindisfac-MG) e sócio-diretor da Simples Antecipação de Recebíveis, Roberto Ribeiro, apesar de a queda ter sido menor que a projetada por especialistas no início da pandemia, a recuperação deve ser lenta, mas, com investimento e injeção de capital, pode ser positiva. “O factoring entra exatamente para dar essa injeção de capital na economia. Com o adiantamento de recebíveis, é possível que o empresariado faça os investimentos necessários para manter seus negócios abertos, mantendo empregos e fazendo o dinheiro circular”, destaca o presidente.

Adicionalmente, o factoring tem papel importante na recuperação da economia e pode influenciar em diversos caminhos. “Os micro e pequenos empresários necessitam da concessão de crédito com menos burocracia e mais agilidade e o factoring pode oferecer tudo isso com taxas de juros melhores que outras instituições financeiras, como os bancos. A aprovação do crédito pode ser feita no mesmo dia, mesmo para empresas negativadas, e há a versatilidade de antecipar os recebíveis em poucas horas. A alta taxa de liquidez e tendência ao crescimento nas quais o setor fechou o ano de 2020, mostram a confiança nas atividades de fomento mercantil e a sua importância”, explica Roberto Ribeiro. Outra vantagem do fomento mercantil é que os serviços são recomendados para todos os tipos de empresa.

Com a missão de promover o desenvolvimento e fortalecer o fomento mercantil, o Sindisfac-MG, entidade que representa as empresas que atuam no segmento, segue trabalhando em conjunto com a Associação Brasileira de Factoring, Securitização e Empresas Simples de Crédito (Abrafesc). “Estamos incentivando e encorajando os empresários neste processo de retomada, para que eles sejam mais otimistas e se esforcem cada vez mais, atuando assim ativamente na reconstrução da economia”, reforça o presidente.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail