Negócios

Instituição do Triângulo Mineiro fecha parceria inédita com universidade dos EUA

Iniciativa contempla o intercâmbio entre professores e alunos das instituições de ensino
Instituição do Triângulo Mineiro fecha parceria inédita com universidade dos EUA
A Faculdades Associadas de Uberaba, que tem como foco cursos voltados para o agronegócio, e a universidade de Wyoming devem realizar, no futuro, pesquisas em conjunto | Foto: Divulgação Fazu

A Fazu – Faculdades Associadas de Uberaba -, no Triângulo Mineiro, fortalece o seu processo de internacionalização com a primeira parceria com uma instituição de ensino dos Estados Unidos. A universidade de Wyoming (University of Wyoming – UW), que tem foco em cursos voltados para o agronegócio, viu na Fazu uma oportunidade de intercâmbio entre professores e alunos e, no futuro, a realização de pesquisas em conjunto.

De acordo com a engenheira agrônoma e professora da Fazu – que intermediou o contato entre as instituições -, Thaís Oliveira Ramalho Bean, a cooperação entre as duas instituições prevê o desenvolvimento de ações conjuntas na área de extensão, sendo a primeira delas um programa de intercâmbio acadêmico a ser realizado em julho de 2026.

Thaís Oliveira Ramalho Bean
Thaís Bean prevê o desenvolvimento de ações conjuntas | Foto: Divulgação Fazu

“Essa parceria começou com uma visita dos professores Josh Moro (diretor assistente do English Language Center da Universidade de Wyoming) e Warren Crawford (diretor associado do Global Engagement Office), em 2024. Eles identificaram a Fazu uma possibilidade de intercâmbio porque somos instituições que podem ser complementares em muitos aspectos. Brasil e Estados Unidos têm muita força no agro e podem compartilhar conhecimentos, tecnologias e fazer pesquisas em conjunto para o bem dos dois”, explica Thaís Bean.

O primeiro passo será um intercâmbio acadêmico que deve ocorrer entre 12 e 30 de julho de 2026, reunindo entre 10 e 20 participantes, entre estudantes dos diferentes cursos, professores e colaboradores da Fazu. A proposta é promover uma imersão acadêmica e cultural na Universidade de Wyoming.

O programa contempla atividades acadêmicas em período integral, com aulas teóricas, práticas em laboratórios, visitas técnicas a fazendas experimentais, centros de pesquisa e inovação, além de vivências culturais. Os participantes terão contato direto com a estrutura acadêmica da UW e receberão certificação conjunta das duas instituições.

A Fazu tem parcerias com instituições de diferentes países estabelecidas por meio de convênios e termos de cooperação mútua, tanto para o recebimento de estudantes estrangeiros quanto para a formação e inserção internacional de profissionais graduados pela instituição.

De acordo com dados de fechamento de 2025, aproximadamente 10% dos alunos de graduação da Fazu eram estrangeiros, oriundos dos seguintes países: Bolívia, México, Equador, Costa Rica, Nicarágua, Venezuela, Panamá, Peru e Estados Unidos.

A parceria internacional mais expressiva da Fazu é com a Bolívia, realizada por meio da Asociación Boliviana de Criadores de Cebú (Asocebú), que já soma 23 anos de cooperação contínua. Além disso, são recorrentes as parcerias com empresas privadas dentro e fora do Brasil. Em 2025, por exemplo, foi estabelecida uma parceria com a OrienDrill S.A., empresa de serviços petrolíferos sediada no Equador e com a Universidade Nacional de Catamarca (UNCA), da Argentina.

“Essas parcerias trazem para professores e alunos não só a oportunidade de uma vivência fora do País, como uma chancela curricular. A partir dos intercâmbios e o desenvolvimento de projetos em comum, eles fortalecem o currículo, abrindo oportunidades variadas dentro e fora do Brasil”, pontua a professora.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas