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FDC novamente entre as dez melhores do mundo

Fundação, sediada na RMBH, subiu duas posições em relação ao ranking de 2022, alcançando o 7º lugar em 2023
FDC novamente entre as dez melhores do mundo
Crédito: Divulgação/FDC

A Fundação Dom Cabral (FDC), sediada em Nova Lima (RMBH), segue como a única escola de negócios brasileira a figurar entre as 10 melhores instituições de educação executiva do mundo, de acordo com o ranking Financial Times de Educação Executiva. A escola subiu duas posições na listagem geral, alcançando o 7º lugar em 2023.

Cerca de 80% do resultado do levantamento é composto pela percepção de participantes e clientes sobre os programas elaborados segundo as necessidades das empresas, ou seja, customizados, e os programas abertos. Esses últimos são oferecidos para indivíduos com os mais variados temas da gestão e de negócios.

As avaliações consideram critérios como preparação do programa; formato do curso; corpo docente; métodos de ensino e materiais didáticos; novas competências e aprendizagem. Além disso, há também acompanhamento; objetivos alcançados; custo-benefício; probabilidade de voltar para mesma instituição, entre outros.

Já os outros 20% do ranking são compostos por critérios que a escola tem que responder sobre: clientes internacionais; programas no exterior; crescimento em receita; número e qualidade das escolas parceiras, bem como a diversidade no corpo docente.

Em “customizados”, a FDC ficou no 11º lugar em 2023 e, em “abertos”, em 7º, subindo duas posições em relação ao ano anterior.

Resultado estimula a contínua busca por excelência

A vice-presidente da Fundação Dom Cabral, Paula Simões, destaca o posicionamento da instituição entre as 10 melhores escolas de negócios do mundo, sendo a única brasileira no topo do ranking. Segundo ela, o resultado ascendente estimula a todos a seguirem na busca pela excelência para, quem sabe, crescer ainda mais nos próximos anos.

“É um reconhecimento dos nossos clientes, já que o ranking é composto em grande parte através de um questionário enviado aos participantes dos nossos programas para que eles próprios nos avaliem. Somos top five em critérios muito relevantes, como design do curso e do programa, métodos e materiais de ensino e a preparação do programa. Isso diz respeito à dedicação, à qualidade e à busca incansável de melhoria por parte de toda a equipe da FDC, dos parceiros, associados e professores que trabalham conosco”, avalia.

Ainda segundo Paula Simões, o ranking reforça a cultura de qualidade, preparo, flexibilidade e capacidade de adaptação da instituição. “Somos uma escola de educação executiva brasileira com padrão internacional que cocria experiências de aprendizagem transformadoras, unindo rigor científico com relevância prática, inteligência e afetividade, para gerar não só desempenhos superiores como também progresso da nossa sociedade”, completa.

Paula Simões: ranking reforça a capacidade de adaptação da instituição | Crédito: FDC/Divulgação

Instituição avança em todas as categorias

Vale dizer que a FDC participou pela primeira vez do ranking em 2005, quando apareceu na 12ª colocação geral.

Agora em 2023, a escola ganhou posições em todos os quesitos avaliados. Nos programas abertos, a FDC apareceu na 7ª posição, já nos programas customizados, a escola se manteve na 11ª.

A vice-presidente reforça o trabalho da equipe em busca de criar soluções educacionais atualizadas com conteúdos relevantes durante o ano inteiro. Conteúdos entregues por um corpo docente habituado a fazer a conexão entre teoria e prática, articulando tudo isso numa abordagem educacional única.

“Tudo isso, carregando uma marca muito particular da FDC de integrar inteligência, afetividade, rigor científico e aplicabilidade. E, ao mesmo tempo, preocupado em gerar organizações e indivíduos cada dia mais bem preparados, com uma excelente performance, mas também muito conscientes e muito orientados para o progresso da sociedade”, conclui.

Destaques da FDC em 2023:

“Abertos”:

  • Design do curso: 3º lugar. Esse critério avalia: flexibilidade do curso e adequação do tamanho, estrutura e design da turma;
  • Métodos e materiais de ensino: 3º lugar. Esse critério avalia: até que ponto os métodos e materiais de ensino foram contemporâneos e apropriados, incluíam uma mistura adequada de rigor acadêmico e relevância prática.
  • “Preparação”: 4º lugar. Esse critério avalia: fornecimento de informações antecipadas sobre o conteúdo do programa e o processo de seleção de participantes.

“Customizados”:

  • Design do programa: 4º lugar. Esse critério avalia: flexibilidade do curso e a disposição das escolas de complementar seu corpo docente com especialistas externos;
  • Corpo docente: 5º lugar. Esse critério avalia: qualidade do ensino e até que ponto o corpo docente trabalhou em conjunto para apresentar um programa coerente.

FDC

Enfim, com mais 46 anos, a FDC atua em três pilares: Educação Executiva, Educação Acadêmica e Educação Social. A escola tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos. Em 2022, cerca de 46 mil profissionais passaram pela instituição.

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