Negócios

Fiat mantém a liderança no mercado automotivo brasileiro

Para comemorar, a companhia exibiu um comercial na grade publicitária da TV Globo, seguindo o tradicional quadro do Fantástico, com os cavalinhos dos times que disputam o campeonato brasileiro de futebol
Fiat mantém a liderança no mercado automotivo brasileiro
Concessionária da Fiat | Crédito: Divulgação/FCA

Desde o começo de 2021, a Fiat (controlada pela Stellantis), com fábrica localizada em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tem se mantido na liderança no mercado automotivo. Em 2023, o resultado deve se repetir, uma vez que a empresa encerrou novembro com 22% market share e 428.635 unidades emplacadas, mais de 125.376 unidades à frente da segunda colocada, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

cavalinho da fiat Divulgação
Cavalinho apareceu com camisa da Fiat e pediu música no
intervalo do Fantástico | Crédito: Divulgação

Para marcar, simbolicamente, os três anos ininterruptos de resultados, a montadora fez uma ação inédita de marketing em rede nacional. A companhia lançou na noite desse domingo (10), um comercial na grade publicitária da TV Globo, seguindo o tradicional quadro do Fantástico com os cavalinhos dos times que disputam o campeonato brasileiro de futebol. Assim como ocorre quando um jogador pede uma música, após ter marcado três ou mais gols em uma partida, o cavalinho da Fiat pode escolher seu próprio hit, para celebrar os três anos de liderança do mercado automotivo nacional.

A música escolhida foi “Tempos Modernos”, canção de 1982, composta e gravada por Lulu Santos. A canção, que já foi relançada duas vezes pelo artista, ganhou, desta vez, uma versão em remix. Animado por um cavalinho exclusivo vestido com a camisa da Fiat, a música foi exibida junto com imagens dos carros lançados recentemente no País. Foram mostradas cenas da campeã em vendas Strada, da Toro e da dupla envenenada Pulse Abarth e Fastback Abarth, que contribuíram para a marca consolidar mais de 1095 dias, 26 mil horas 1.5 milhão de minutos na primeira colocação do mercado. 

“Pedir música na noite de domingo depois de fazer três gols já entrou no imaginário popular, está na boca do povo. Então, nada melhor do que celebrar o feito da Fiat e ajudar a consolidar junto ao público o fato da empresa ser líder de mercado por três anos consecutivos de uma maneira criativa”, diz o VP Executivo de Criação da agência Leo Burnett, Vinícius Stanzione.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Para expansão no mercado, companhia investe no polo industrial

Um dos motivos que justificam tamanho crescimento da marca do grupo Stellantis, é de que a montadora tem investido em novas áreas de desenvolvimento de seus veículos. Para essa etapa, as áreas foram desenvolvidas simultaneamente ao traço de modernização do complexo de instalações, que incluem o conjunto de equipamentos, maquinários e sistemas, mirando no conceito de Indústria 4.0. Desta forma, o polo produtivo em Betim está apto a desenvolver, projetar, testar e produzir veículos de classe mundial.

Empresa

Liderança foi impulsionada pela venda de carros com descontos

Outro motivo que complementa aos avanços da Fiat para a liderança nacional está ligado ao fato de que a montadora foi uma das que mais consumiram recursos do programa do governo federal na tarefa de reduzir os preços dos carros da faixa popular. Inicialmente, a Fiat solicitou R$ 130 milhões em créditos tributários, o que seria equivalente a 26% do volume total disponível em créditos.

Outra aposta da empresa para expandir os seus negócios no mercado brasileiro está na tarefa de, até 2026, adequar a sua planta fabril em Betim aos parâmetros de descarbonização. Esses parâmetros vão permitir o lançamento de veículos com tecnologias híbridas e elétricas.

A redução de emissões de gás carbônico (CO2) compreende um requisito fundamental para que as indústrias parceiras mantenham seus contratos ativos com a Stellantis para os próximos anos. Dentro desse contexto, a projeção é de até 2025, cerca de R$ 8,5 bilhões sejam investidos neste processo.

Montadora busca mais dinamismo

Uma das mais recentes novidades foi a definição de uma estrutura organizacional assumida pela empresa. Isso visa gerar mais dinamismo para as operações e qualidade dos produtos e serviços ao mercado automotivo.

Dentre os vários anúncios realizados no início de dezembro para os cargos na cúpula da companhia, destaca-se a cadeira de comando da operação comercial das marcas Fiat e Abarth, que foi ocupada por André Montalvão. Antes, o executivo era o vice-presidente do referido departamento no Brasil, mas também já esteve nos últimos anos como responsável pelos comerciais das marcas Peugeot e Citroën Brasil.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas